A Frísia está se preparando para a safra 2024/2025 após enfrentar desafios significativos na última temporada, como baixa produtividade, preços desfavoráveis e custos elevados. A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) alerta que há 75% de probabilidade de ocorrência do Fenômeno La Niña neste ano. Este fenômeno climático pode ter um impacto direto nas condições meteorológicas ao causar o resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial. Isso afeta os padrões de chuva e temperatura globalmente.
Há uma tendência de atraso das chuvas na região do Matopiba, que engloba o estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia. Essa área é conhecida por sua significativa expansão agrícola no cultivo de grãos. Quando as chuvas finalmente chegarem, espera-se que sejam bem distribuídas.
Mesmo diante das incertezas, o agrônomo do setor de assistência técnica da Frísia no Tocantins, Glayson Oliveira, destaca que a cooperativa vai trabalhar com um misto de cautela e esperança. “Estamos nos preparando para enfrentar os desafios que possam surgir, focando em estratégias para minimizar os impactos e otimizar os resultados”.
O cooperado da Frísia, Marcos Weigand, proprietário da Fazenda Bela Vista, situada no município de Pugmil (TO), ressalta a importância do apoio, pois muitos cooperados enfrentam dificuldades financeiras devido ao ano desafiador que passaram.
“A expectativa é a melhor possível, especialmente considerando que a safra passada foi muito difícil. Assim, é hora de sermos muito assertivos na preparação para a próxima safra. Isso inclui a negociação dos preços de compra de insumos, o controle rigoroso da qualidade de adubos e sementes, e um planejamento eficiente para a comercialização da safra vindoura", comenta. (Kiw//AI)