Palmas

Foto: Divulgação Cedeca

Foto: Divulgação Cedeca

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA) Glória de Ivone celebrou na quarta-feira, 3 de julho, a certificação da terceira turma de crianças e adolescentes do Jardim Taquari pelo curso de Protagonismo Político e Cultural, atividade realizada através do programa Cuidar da organização.

O curso, que abrange temas como direitos infantojuvenis, autoproteção, saúde mental e o autorreconhecimento de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, foi uma oportunidade transformadora para os 35 participantes, entre 11 e 14 anos, como enfatizou Heshiley Rebeca, integrante da turma: "A experiência que tive no curso foi realmente esplêndida. Gostei muito do ambiente acolhedor e também da equipe do curso, mas o que me agradou foram as temáticas abordadas. Agradeço a todos os responsáveis por me concederem essa chance de conhecer meus direitos”, afirmou.

Durante a cerimônia de certificação, Monica Brito, secretária executiva do Cedeca, destacou o compromisso e cuidado dedicados à preparação do curso: "Temos certeza de que este curso foi muito importante para as crianças e adolescentes. Preparamos tudo com muito amor e cuidado. Foi uma forma de garantir que todos no setor Taquari também queiram o bem deles e delas", finalizou.

Além de aprenderem sobre seus direitos, os participantes foram incentivados a contribuir ativamente em debates e discussões sobre questões relacionadas à infância e adolescência. Recentemente, eles participaram de uma audiência sobre segurança pública do setor Taquari, onde expressaram preocupações com a violência policial na escola do território e reivindicaram melhores condições na educação.

Curso de Protagonismo

O curso de Protagonismo Político e Cultural tem como objetivo formar crianças e adolescentes para serem protagonistas em suas comunidades. Com duração de três meses e encontros semanais de três horas, o curso trabalha as seguintes temáticas: “nossos direitos; território; identidade e autoimagem; direitos de criança e adolescente; direito à participação de crianças e adolescentes; segurança na internet; direitos das mulheres e feminismo; diversidades; saúde mental; autoproteção; cidadania e políticas públicas; e PIPA - Plano de Incidência Política de Crianças e Adolescentes, momento em que compartilham suas visões e experiências, dando visibilidade a realidade do território para a sociedade.

Durante o programa, os/as participantes recebem um kit pedagógico e uma bolsa-auxílio mensal de 70,00 reais. Esse processo seletivo faz parte do projeto Escola Inéditos Viáveis: educar para transformar, em parceria com Misereor/KZE, e Projeto Rede de Cuidado, em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que juntos formam o Programa Cuidar.

Para aqueles interessados/as, as inscrições para a próxima turma serão abertas em agosto, proporcionando mais oportunidades para que crianças e adolescentes se formem como protagonistas de seus direitos e de suas vidas. 

Cuidar

O programa Cuidar, realizado em parceria com KNH e MISEREOR, tem o prazo de vigência até o final de 2027. Com a execução de 26 atividades, serão atendidas cerca de quatro mil pessoas, incluindo crianças, adolescentes, famílias, lideranças, professores e demais trabalhadores das áreas de educação, saúde, assistência social, segurança e direitos humanos.

Após esses cinco anos, com a rota da mudança concluída, a finalidade é estruturar um sistema de proteção social de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, estabelecido e funcionando no setor Jardim Taquari em Palmas. (Cedeca)