O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (CEDECA/TO) abriu processo seletivo para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, moradores do setor Jardim Taquari, em Palmas (TO). Ao todo, estão sendo ofertadas 30 vagas para 5ª turma do Curso de Formação Política para Crianças e Adolescentes, iniciativa do Projeto Vozes por Direitos. As inscrições estarão abertas no período de 26 de janeiro a 18 de fevereiro de 2026, por meio do Google Forms.
A formação tem como mudança desejada é que crianças e adolescentes possam desenvolver uma compreensão histórica e política das desigualdades sociais, ambientais, de gênero e raciais, além de promover o empoderamento e reconhecimento de meninas e meninos como sujeitos de direitos.
Segundo a adolescente de 17 anos e participante da 1ª turma curso, Isabella Machado, o curso potencializou sua atuação política e leitura de mundo.
“Eu gostei muito do curso, porque me deu uma perspectiva diferente de outras realidades diferente da minha, como adolescente negra, pobre e periférica. O curso me ajudou a entrar em espaços de decisão que antes eu não tinha conhecimento, como Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/TO), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA/Palmas) e Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (Conanda). Me deu experiências maravilhosas, como minha participação na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em 2023. Além disso, me ajudou a formar meu senso crítico e também me incentivou à leitura”, afirma à adolescente.
Assistente social da organização, Amanda Oliveira, a participação de crianças e adolescentes em processos formativos como esse é fundamental para o fortalecimento do protagonismo infantojuvenil. “A formação contribui para que crianças e adolescentes desenvolvam uma visão crítica sobre a sociedade em que vivem, reconheçam seus direitos e fortaleçam suas vozes para ocupar espaços de participação e decisão, como conselhos de direitos e grêmios estudantis. Além disso, o curso também trabalha o cuidado consigo, o cuidado com o outro e o cuidado com o meio, bem como o enfrentamento às violações de direitos”, destaca.
Entre os temas abordados por facilitadores e facilitadoras, estão previstos módulos sobre direitos sexuais e reprodutivos, além de mudanças climáticas e injustiça ambiental, pautas historicamente defendidas pelo Cedeca e extremamente necessárias diante do atual contexto de atuação.
A formação será realizada no período de 4 de março a 24 de junho de 2026. Os encontros acontecerão semanalmente, às quartas-feiras, podendo haver ajustes pontuais. As atividades ocorrerão no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Xerente, localizado no Jardim Taquari.
Os participantes selecionados receberão uma bolsa pedagógica mensal no valor de R$ 100, com caráter de incentivo e destinada a garantir as condições básicas de participação no curso. Além disso, cada cursista receberá um kit pedagógico contendo mochila, camiseta, livro, caderno, caneta, copo ecológico e cartilhas temáticas. Ao final da formação, os participantes que alcançarem frequência mínima de 75% receberão certificado.
O processo seletivo será realizado por meio de formulário online, conforme edital. A documentação exigida deverá ser enviada via WhatsApp. A seleção observará critérios como equilíbrio de gênero, raça e etnia, além da reserva de vagas para pessoas com deficiência e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 20 de fevereiro de 2026. A matrícula ocorrerá no dia 25 de fevereiro, durante reunião com as famílias. A iniciativa faz parte de ações desenvolvidas pelo Cedeca/TO em parceria com a Misereor/KZE e a Kindernothilfe, por meio do Projeto Vozes por Direitos, que, em conjunto com o Projeto Rede de Cuidado, integra o programa CUIDAR. Desde 2023, o Cedeca já formou cerca de 150 crianças e adolescentes do setor Jardim Taquari, fortalecendo o protagonismo infantojuvenil e contribuindo para a rota da mudança na comunidade.
Mais informações, o edital completo e os resultados do processo seletivo estão disponíveis no site www.cedecato.org.br e no Instagram @cedecato.

