A Galeria Sesc de Artes em Palmas recebe, neste mês de julho, a exposição “Das raízes do Atlântico que ainda me atravessam” de Guto Oca (PB). A abertura acontece no dia 19 de julho às 19h e contará com bate papo com o artista. A exposição fica aberta à visitação até o dia 14 de agosto, de forma gratuita.
Uma exposição que traz desdobramentos da poética negra, identidade e representatividade que se transformam em arte. O artista busca aproximar símbolos ligados à natureza e que também se aproximam do sagrado. Pensando na sustentação dos signos advindos da África, o autor criou esse processo com a materialidade do cabelo como elemento identitário e de resistência, onde é confeccionado dreadlocks e costurados em raízes.
Sobre o artista
Natural de São Paulo, Guto Oca, reside em João Pessoa desde 2011, onde desenvolve sua produção artística junto aos seus trabalhos relacionados à arte e educação. É graduando em pedagogia e mestre em artes Visuais pela UFPB, tendo como investigação a sua própria poética artística, onde busca as influências do daltonismo fisiológico no trabalho.
Além disso, o autor aproveita o conceito de “Daltonismo Racial”, que problematiza o branqueamento da pele negra, além de questões voltadas para sua identidade enquanto sujeito negro em solo nordestino.
Galeria Sesc de Artes
A Galeria Sesc de Artes está presente nas unidades de Palmas e Gurupi. Destina-se, preferencialmente, às exposições de Artes Plásticas, Performances, Instalações e outras experimentações no campo das Artes Visuais ligadas, preferencialmente, à arte contemporânea de artistas locais, nacionais e estrangeiros. Possui espaço devidamente equipado e climatizado e com acompanhamento de mediação para os visitantes quando agendado. Está aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 08h às 21h, com entrada gratuita.