Turismo & Lazer

Foto: Luiz Henrique Machado/Secom-TO

Foto: Luiz Henrique Machado/Secom-TO

Dez praias do Tocantins vão ampliar as atividades no primeiro final de semana de agosto, recebendo a continuidade da Operação Praias Mais Seguras, realizada pelo Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO). Durante o mês de julho, os quatro finais de semanas foram tranquilos, com baixo índice de ocorrências. Em algumas áreas balneares, praticamente não houve acionamento das equipes de salva-vidas militares que atuavam nos locais.

As praias que irão manter as atividades são: Fila Beach, em Filadélfia; Praia da Gaivota, em Araguacema; Praia Porto Real, em Porto Nacional; Praia da Ponta, em Araguatins; Praia do Rio Sono, em Pedro Afonso; Praia de Luzimangues, em Porto Nacional; Praia do Cajú, Praia das Arnos, Praia do Prata e Praia da Graciosa, em Palmas.

Além de ter atuado nessas praias, nos finais de semanas anteriores, o Corpo de Bombeiros também enviou equipes para outras cidades, a exemplo da Praia da Raposa, em Tupiratins; Praia do Croá, em Aliança do Tocantins; Praia da Tartaruga, em Peixe; Praia de Garimpinho, em Araguaína; e Aragua Beach, em Araguanã.

"Nesses quatro finais de semana de trabalho do Corpo de Bombeiros, nas Praias do Tocantins, o que nós temos para enfatizar é a importância do trabalho de prevenção, do trabalho feito in loco e em diversos canais de comunicação, para que pudesse surtir efeito. Vamos continuar trabalhando para colher bons frutos”, ressaltou o comandante operacional do CBMTO, tenente-coronel Alex Matos Fernandes.

No último final de semana, juntando todas as praias, apenas sete ocorrências foram registradas. Porém, visando resguardar a segurança dos banhistas, alertando a todos que estavam na iminência de situação de risco, as equipes realizaram 4.298 orientações. No total, 82 bombeiros militares atuaram, com o apoio de 34 guarda-vidas civis.

A Praia da Gaivota teve o maior índice de ocorrências, com cinco registros. Prata e Fila Beach com um registro cada. Já a quantidade de banhistas, em maior número estimada pelo Corpo de Bombeiros Militar em horário de pico, foi em Araguanã, Luzimangues e a Praia da Gaivota.