Esportes

Foto: Divulgação Seduc

Foto: Divulgação Seduc

As primeiras equipes participantes dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-18 começaram a chegar durante nessa quinta-feira, 1° de agosto, em Palmas, cidade que sedia esta etapa da competição. Os jogos são uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

As competições ocorrem entre os dias 2 e 6 de agosto, nas modalidades Vôlei de Praia e Basquetebol 3X3. A cerimônia de abertura dos jogos acontece nesta sexta-feira, 2, às 19 horas, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, local onde também serão realizados os jogos.

O evento conta com mais de 600 participantes, incluindo estudantes-atletas dos 26 estados e do Distrito Federal, técnicos, chefes de delegação, integrantes do comitê organizador, convidados, autoridades e voluntários.

O superintendente de Desporto da Seduc, Tiago Costa, ressalta a importância de o Tocantins receber um evento de âmbito nacional. “Essa parceria com a CBDE tem sido um sucesso e nós não temos dúvida que este ano teremos um campeonato de excelência. Temos aqui no nosso Estado alunos-atletas do país inteiro, com cada estado sendo representado por seus alunos e o Governo do Tocantins tem o prazer de receber todos. Daqui, vão sair os campeões que vão para Bahrein, mostrar o talento e o comprometimento do desporto escolar brasileiro”.

Segundo o chefe da delegação de Sergipe, a equipe está bem preparada e pretende dar trabalho nos jogos. “Participar de um evento como o JEBs é uma oportunidade única na vida de nossos atletas. Eles treinaram muito e vieram em busca da vitória, mas têm também a expectativa de fazer novas amizades, criar vínculos e curtir o evento como um todo. Nosso intuito não é apenas ganhar medalha, mas também essa interação entre os estudantes-atletas de todo o Brasil”, pontuou.

O estudante-atleta Pedro Henrique Hendges, de 16 anos, da delegação de Roraima, veio para competir no basquete 3x3. O atleta está confiante para os jogos. “O nosso time é forte, tem chance de pegar um pódio na Série Ouro, pois passamos três meses nos preparando para esse campeonato. Eu já participei de outras competições nacionais, como os Jogos da Juventude e o Mirim do JEBs, e é ótimo que tenha esse incentivo ao esporte escolar”.

 O atleta Pedro Henrique é da delegação de Roraima e veio para competir no basquete 3x3 (Foto: Divulgação Seduc)

A estudante Julia Sander, de 16 anos, que está representando o Ceará no vôlei de praia feminino, com a sua irmã Camila, conta que está animada e ansiosa ao mesmo tempo. “Estamos bem confiantes de que podemos chegar para disputar uma vaga e o pódio. A gente treinou literalmente as férias inteiras, então acho que estamos bem, estamos preparadas para a disputa”, revelou.

 As irmãs gêmeas, Julia e Camila Sander, participam juntas do Vôlei de Praia, representando o Ceará. (Foto: Divulgação Seduc)

A estudante Bianca Melo, de 15 anos, fala que o nervosismo é inevitável quando pensa que pode competir com atletas até três anos mais velhos que ela. “Eu não estou acostumada a jogar contra pessoas mais velhas, mas acho que a gente tem chance de pegar uma boa classificação. O mais legal é que a gente sempre encontra as mesmas pessoas nessas competições nacionais e acabamos criando uma conexão maior”, informou. A jovem veio do Maranhão para participar do JEBs na modalidade basquete 3x3.

Cronograma

Abertura e início das competições – dia 2 de agosto

Cerimônia de premiação da Série Cobre – dia 4 de agosto

Cerimônia de premiação das Séries Ouro, Prata e Bronze – dia 5 de agosto.