Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo/Secom-TO

Foto: Esequias Araújo/Secom-TO

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nesta quarta-feira, 7, no Palácio Araguaia, o CEO da BP Bunge Bioenergia, Geovane Consul. O representante da empresa anunciou um novo investimento de cerca de R$ 530 milhões, a ser feito na região em que suas operações estão concentradas, no município de Pedro Afonso. O aporte da empresa deve gerar 420 novos postos de trabalho na cidade, entre diretos e terceirizados.

"Todo o investimento feito no Tocantins representa a evolução da nossa terra e, consequentemente, do nosso povo. Somos gratos e dispomos nossa equipe para que, juntamente com a empresa, trabalhem pensando sempre no melhor desenvolvimento do nosso Estado", pontuou o governador Wanderlei Barbosa. 

A atuação da BP Bunge Energia no município de Pedro Afonso é centrada na produção de etanol e bioeletricidade. Atualmente, a empresa já emprega 1.251 funcionários na unidade, que atuam nas mais diversas áreas. Com esse novo investimento, a empresa passará a produzir mais, alcançando um rendimento ainda maior em território tocantinense.  

"O trabalho que o governador Wanderlei Barbosa vem desenvolvendo, na construção de um ambiente de negócios mais atrativo no Estado, tem permitido que a gente chame mais a atenção das variadas empresas que estão investindo e reinvestindo em nosso território, como é o caso da BP Bunge, que investe em Pedro Afonso. Esse recurso vai nos permitir ter uma indústria muito mais eficiente, em razão do agora anunciado incremento de mais de 30% na sua capacidade produtiva que, de quebra, também vai gerar mais postos de trabalho para o Tocantins", ressaltou secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima. 

Os investimentos para agregar valor à produção primária são importantes para o Estado, principalmente levando em consideração o crescimento das lavouras de grãos e do plantio de cana-de-açúcar no Estado, ocasionados pelo referido investimento da empresa. “O desenvolvimento do Tocantins está diretamente ligado ao desenvolvimento do setor produtivo, que tem demonstrado sua força e sua projeção de crescimento. E a evidência disso é o interesse da iniciativa privada em investir em nosso Estado”, enfatizou o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café. 

Os investimentos previstos para a expansão da usina de Pedro Afonso estão sendo direcionados para diferentes frentes da BP Bunge Bioenergia. Na área agrícola, um dos destaques é o plantio de 6 mil novos hectares de cana, o que amplia em 20% a área de hectares plantados da unidade. Já no que se refere às mudanças na operação industrial, o destaque fica para a implementação das mais recentes tecnologias que proporcionarão, além do aumento de moagem, um incremento na capacidade de cogeração de energia.Com todas as inovações previstas no projeto de expansão, há ainda a projeção de um aumento da capacidade de produção de etanol na unidade, que passa de 200 milhões de litros para 280 milhões de litros por safra, um crescimento significativo de 40%. “Esse investimento em Pedro Afonso é muito significativo, pois nos permite ampliar a capacidade produtiva, sustentando nossos objetivos de crescimento. Além disso, fortalece o nosso papel no desenvolvimento do município, contribuindo para o fortalecimento da economia local”, salientou o CEO da BP Bunge Bioenergia, Geovane Consul.  

Também participaram da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz; e o presidente do Instituto Terras do Tocantins (Itertins), Robson Figueiredo. (Secom/TO)