Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Paula Fraga/ Divulgação

Foto: Paula Fraga/ Divulgação

Em sua quarta edição, a Vivência do Lixo ao Luxo chega pela primeira vez à cidade de Araguaína, no Norte do Estado, com uma programação diversificada que promete engajar a comunidade local na causa da sustentabilidade. A programação acontece a partir desta segunda-feira, 12, e segue até quinta-feira, 15, na Escola Reciclarte - Escola de Artes de Araguaína Raimundo Paulino. A realização é do Instituto Brasil Sustentável (IBS) em parceria com a Reciclarte com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa) S/A.

O projeto, neste ano, inclui atrações artísticas, rodas de conversas e oficinas práticas de artesanato, sendo toda a programação gratuita. O evento, que já passou por três edições, se consolidou como uma importante iniciativa na conscientização sobre o manejo responsável dos resíduos e a promoção de práticas mais sustentáveis.

A programação inclui roda de conversa sobre "Objetivos do Desenvolvimento Sustentável"; show de forró com música tocada através de instrumentos confeccionados com materiais recicláveis; oficina de confecção de flores com retalhos que sobram da produção de fraldas descartáveis; produção de artesanato, brindes e brinquedos com transformação de material reciclável, como garrafas pets, papel e revistas, dentre outros elementos; reaproveitamento de latas utilizando técnicas de pintura; oficina de velas ecológicas e artesanais reaproveitamento de óleo em vidro e muito mais.

A presidente do Instituto Brasil Sustentável (IBS), Luciânia Brito, aponta que os participantes aprenderão a transformar materiais recicláveis em arte e utensílios para o dia a dia. “Além disso, o evento contará com rodas de conversa que abordarão temas como a gestão de resíduos, consumo consciente e as novas tendências em sustentabilidade”, adianta. A programação cultural do evento incluirá apresentações artísticas e musicais, todas elas alinhadas com o propósito de sensibilizar o público para a importância de cuidar do meio ambiente e adotar práticas sustentáveis em suas rotinas.

Araguaína

A escolha de Araguaína (TO) para sediar a quarta edição do evento é fruto do crescente interesse da população local em iniciativas de preservação ambiental e da necessidade de ampliar a conscientização sobre os desafios e soluções para a gestão do lixo na região. "Estamos muito honrados de receber em Araguaína a Vivência do Lixo ao Lixo, uma oportunidade de aprendizado e de transformação para todos os nossos alunos. Queremos mostrar que todos podem contribuir para um mundo mais sustentável, começando por pequenas mudanças em nosso dia a dia", explica gestora da Reciclarte, Carmelita Coimbra.

A 4ª edição da Vivência do Lixo ao Lixo é aberta ao público e promete ser um marco para a cidade de Araguaína, reunindo pessoas de todas as idades em torno de um objetivo comum: cuidar do planeta.

Sobre a Vivência do Lixo ao Lixo

A Vivência do Lixo ao Lixo é um evento itinerante que tem como objetivo promover a conscientização ambiental através de atividades práticas e educativas. “Desde sua primeira edição, o evento vem contribuindo para a formação de uma cultura de sustentabilidade no Tocantins”, ressalta a presidente do IBS, Lucivânia Brito.

De acordo com a presidente, a proposta é integrar meio ambiente, sustentabilidade, educação e entretenimento. “Vamos integrar sociedade civil, empresas parceiras e instituições públicas e privadas na defesa de uma sociedade cada vez maia consciente ecologicamente. Nossa proposta é despertar crianças e adultos ao  cuidado com o meio ambiente, a nossa comunidade e o futuro do planeta, de maneira leve, criativa e educativa”, afirma.

Instituto

O Instituto Brasil Sustentável (IBS) é uma entidade sem fins lucrativos, com várias vertentes sociais, ambientais e culturais. A Instituição tem como objetivo “promover o Empreendedorismo Social e Sustentável à Promoção do ser Humano” e nasceu do desejo de uma corrente do bem, em incentivar e executar  práticas inovadoras, capazes de inspirar pessoas com o foco na promoção e desenvolvimento do ser humano.

O projeto foi selecionado na categoria Ambiental, do edital de Patrocínio Cultural Banco da Amazônia 2021, que é destinado a beneficiar projetos que estejam alinhados às políticas públicas, tenham compromisso com o desenvolvimento e a sustentabilidade econômica, social e ambiental, priorizem a difusão da cultura regional e ocorram em parceria com os diversos atores sociais dos Estados amazônicos onde o Banco atua.

Reciclarte

Criada em 2017, a Reciclarte é mantida pela Prefeitura de Araguaína. O estabelecimento une atividades artísticas, com muita cultura, às iniciativas de preservação ambiental e reciclagem. A sede da Reciclarte fica na Rua Sabiá, no loteamento Maracanã.

A prioridade da escola são as crianças de baixa renda da rede municipal e os recicladores, mas o atendimento é estendido para toda a comunidade.

Programação

Segunda-feira, 12/08, 8 às 10 horas: Oficina Recicle Latas (Adulto) e Lixo Criativo (Infantil)

Segunda-feira, 12/08, 17 horas: Evento extra-muro – Abertura da I Semana de Artes da Reciclarte

Terça-feira, 13/08, 8h às 10 h: Oficina Recicle Latas (Adulto) e Lixo Criativo (Infantil)

Terça-feira, 13/08, 19h: Abertura solene com apresentações culturais e exposição de artes

Quarta-feira, 14/08, 14h às 16 h: Oficina de Reaproveitamento de Vidros (Adulto)

Quarta-feira, 14/08, 14h às 16 h: Oficina de Flores com Retalhos de Fraldas Descartáveis (Adulto).