Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Kennedy Feitosa

Foto: Kennedy Feitosa

A ex-vice-prefeita de Dianópolis (2017-2020), professora Francisca Ribeiro (PDT) busca uma vaga de vereadora em Dianópolis. Em maio de 2017 ela assumiu a função de prefeita interina, sendo a primeira mulher do município a exercer tal cargo, ao longo dos 139 anos de emancipação política. “Quando assumi interinamente como primeira mulher prefeita do município, isso me fez acreditar que é possível”, ressaltou ao pontuar as possibilidades de atuação junto a sociedade a partir da política partidária.

Francisca nasceu e cresceu no sertão de Dianópolis, onde viveu a maior parte de sua vida juntamente com sua família. É sexta filha de uma irmandade de 11, cursou Pedagogia e especializou-se em Orientação Educacional. “Na educação, de maneira especial, quero buscar parcerias para cuidar da saúde emocional dos servidores que atuam na aprendizagem”, garante. 

Sempre ligada às questões comunitárias, já foi homenageada duas vezes pela Câmara de Dianópolis: professora destaque pelo trabalho realizado na Escola Rural Descoberto e pelo relevante trabalho prestado junto à comunidade dianopolina durante o mandato de vice-prefeita. A professora Francisca é idealizadora e primeira presidente da Associação das Mulheres Agroextrativistas da Região da Pontinha, com foco no fomento ao empreendedorismo feminino na área rural de Dianópolis.

“Aprendi e entendi que a política precisa do envolvimento de mais pessoas para ajudar a representar o meu município e nisso, a participação da mulher é muito importante. Nesse período em que me aproximei da política me ajudou a conhecer melhor a realidade do meu município e decidir que quero contribuir com o meu potencial: mulher, lavradora e professora”, destacou.