Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Com a equipe da família, Felipe Fraga volta a encarar o Sertões BRB nos UTVs.

Com a equipe da família, Felipe Fraga volta a encarar o Sertões BRB nos UTVs. Foto: Duda Bairros/Sertões

Foto: Duda Bairros/Sertões Com a equipe da família, Felipe Fraga volta a encarar o Sertões BRB nos UTVs. Com a equipe da família, Felipe Fraga volta a encarar o Sertões BRB nos UTVs.

O maior rally das Américas aquece os motores para sua 32ª edição. No dia 23 de agosto, mais de 180 veículos, entre carros, motos, UTVs e quadriciclos iniciam, em Brasília, a disputa do Sertões BRB 2024. Pilotos e navegadores de 21 estados brasileiros e de outros quatro países (Portugal, França, Argentina e Estados Unidos) terão pela frente um percurso de 3.704 km, dos quais 2.386 cronometrados. Formosa (GO), Santa Maria da Vitória (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA) serão as cidades intermediárias do roteiro.

Em 2024 o Tocantins estará representado por dez competidores divididos em categorias de motos e UTVs. O piloto Cristian Scherer compete nas duas rodas pela categoria Rally Moto 2. Já nos UTVs, o destaque fica por conta do piloto da Stock Car Felipe Fraga, que vai levantar poeira na disputa pelo pódio da UTV 2. Na categoria Over Pro, o piloto Ricardo Basso compete ao lado do navegador de Natal (RN), Wellington Rezende.

Ainda nos UTVs, três duplas 100% Tocantins estão confirmadas. Na categoria Over 45 competem Leandro Mokfa/Gabriel Dall Agnol e Ronaldo Imay/Victor Tadeu Ribeiro. Na Over 55, Hermann Josef Scherer/Tomas Vizzoto serão os representantes do Estado. O navegador tocantinense, Marlon Knoll, será companheiro de equipe do piloto catarinense Fábio Beal na categoria UTV 3.

Novidades

Para este ano, o Sertões BRB traz várias novidades. Ao fim de cada etapa, o mais rápido em cada modalidade será premiado com medalha. Além disso, nos dois dias de etapa Maratona, em que apenas os próprios competidores podem fazer a manutenção dos veículos, o tempo disponível para os eventuais reparos e ajustes passa de 30 para 90 minutos.

Mudança também na ordem de largada. As motos seguem como as primeiras a enfrentar as especiais. Agora, depois delas, partirão as duplas mais bem colocadas entre os carros, a exemplo do que acontece nas provas do Mundial de Rally Raid. Seguem os UTVs e os demais carros.

O Sertões BRB é válido pelo Brasileiro de Rally Raid; pelo Latino-Americano FIM (motos e UTVs) e pelo Sertões Series.

Sertões BRB 2024

Etapas


23/8 – Prólogo / Super Prime: Brasília (DF)

24/8 – Primeira etapa: Brasília (DF) / Formosa (GO)
DI: 38 km / SS: 236 km / DF: 253 km – Total: 535 km

25/8 – Segunda etapa: Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)
DI: 29 km / SS: 433 km / DF: 208 km – Total: 670 km

26/8 – Terceira etapa: Santa Maria da Vitória / Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 3 km / SS: 336 km / DF: 47 km – Total: 386 km

27/8 – Quarta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)
DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * carros e UTVs CBA

28/8 – Quinta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)
DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * carros e UTVs CBA
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM

29/8 – Sexta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Formosa (GO)
DI: 139 km / SS: 218 km / DF: 277 km – Total: 634 km

30/8 – Sétima etapa: Formosa / Formosa
DI: 85 km / SS: 349 km / DF: 63 km – Total: 497 km

31/8 – Oitava etapa: Formosa / Brasília
DI: 29 km / SS: 133 km / DF: 101 km – Total: 263 km

* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final

Distância total: 3.704 km
Especiais: 2.306 km

Aspas

Edgar Fabre, diretor-técnico Sertões BRB

"Desenhamos um roteiro que será extremamente prazeroso e desafiador para os competidores. O Sertões BRB 2024 será uma prova exigente e técnica, mas, principalmente, fluida e rápida, para reduzir as quebras do equipamento. O objetivo é de que todos consigam retornar a Brasília para completar o percurso".

Leonora Guedes, CEO Sertões

"Mais uma vez trabalhamos intensamente para preparar uma edição do Sertões BRB que promete ser marcante. Proporcionaremos aos competidores um desafio completo, cercado de belas paisagens e que mostrará, ao Brasil e ao mundo, nossas belezas únicas e a força de nosso agronegócio. É importante destacar o aspecto social e ambiental de um evento que vai muito além do rally e busca atuar junto às comunidades das regiões pelas quais passamos fazendo a diferença e ajudando a melhorar sua realidade".