Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dois novos alertas direcionados ao Tocantins foram divulgados na manhã desta segunda-feira, 19, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): um amarelo e um mais crítico - de cor laranja. Ambos os avisos apontam para baixa umidade do ar, com risco potencial à saúde. 

O alerta amarelo abarca todo o Tocantins. Apesar de ser mais brando, aponta umidade variando de 30% e 20% no estado. Neste alerta o risco é baixo de incêndios florestais e à saúde.

No entanto, o laranja, que abrange boa parte do Tocantins, deve despertar mais atenção, visto que o alerta aponta umidade do ar variando entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde. Dentre os problemas pode haver ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Várias cidades do estado estão incluídas no alerta laranja, dentre elas Palmas, Gurupi, Aparecida do Rio Negro, Araguaçu, Arraias, Dianópolis, Dueré, Fátima, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Goiatins, Ipueiras, Itacajá, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Lajeado, Lizarda, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Paranã, Pedro Afonso, Recursolândia, Rio dos Bois, Rio Sono, Sandolândia, Santa Maria do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, São Félix do Tocantins, Taguatinga, Taipas do Tocantins e Talismã. 

O alerta amarelo tem validade até as 20h desta segunda-feira. O laranja, até às 18h. 

Orientações 

  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas não são recomendadas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).