Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Ameto

Foto: Divulgação Ameto

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração do Estado (Ameto), apresentou o potencial minerário do Estado ao embaixador da Áustria, Dr. Stefan Scholz, em uma reunião realizada nessa terça-feira, 20. Durante o encontro, o presidente da Ameto, Milton Neris, destacou que a Gestão Estadual tem se empenhado em garantir uma atividade minerária ambientalmente responsável e segura, que traga benefícios reais para as regiões onde ocorre.

Milton Neris fez uma exposição sobre a mineração no Tocantins, ressaltando a crescente importância do Estado no fornecimento de minerais críticos para a transição energética, uma demanda global. Ele também destacou o potencial de crescimento e desenvolvimento sustentável da mineração no Tocantins.

“O Tocantins possui uma localização privilegiada, com uma malha rodoviária e ferroviária que favorece a atração de investimentos para o setor mineral, facilitando o escoamento da produção. Somos a nova fronteira mineral do país e estamos empenhados em desenvolver uma mineração que fomente a economia e seja referência em boas práticas ambientais e de sustentabilidade”, afirmou o gestor.

Durante a reunião, o geólogo da Ameto, doutor Sanclever Peixoto, fez uma apresentação sobre o potencial mineral do Tocantins. Ele destacou o crescimento dos investimentos em pesquisas e a arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) nos últimos três anos. Outro ponto mencionado foi o Mapa Geológico e de Recursos Minerais na escala de 1:500.000, elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), além dos projetos em andamento para ampliar e detalhar as informações geológicas do Tocantins, incluindo mapeamentos geológico terrestre e aerogeofísico nas regiões sudeste e sul do Estado.

O embaixador austríaco reconheceu as vantagens do Tocantins na produção mineral e enxergou o Estado como um mercado promissor. “A Áustria possui investimentos no Brasil, mas eles estão concentrados na região sul e sudeste. No entanto, vejo que o Tocantins possui várias potencialidades, especialmente no setor mineral”, afirmou Stefan Scholz. (Secom/TO)

Foto: Divulgação Ameto