Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Araguaína, Jorge Frederico (Republicanos), da Coligação Araguaína Pode Mais, está percorrendo diversos bairros da cidade ouvindo a população e levando suas propostas. Neste sábado, 24, Jorge esteve na tradicional feira do Mercado Municipal, acompanhado do deputado Marcus Marcelo (PL) e apoiadores. O candidato conversou com comerciantes e frequentadores e ouviu pedidos para melhoria na região e apresentou suas propostas.

"Esta feira precisa ser remodelada, os feirantes precisam receber um investimento de fato, não somente tendas, eles precisam se sentir confortáveis para trabalhar. Precisam de redução da carga tributária, incentivos para transportar seus produtos para feira, isso irá reduzir o valor dos produtos. Assim o consumidor terá um produto mais barato e os feirantes uma estrutura e renda melhores”, assegurou Jorge.

O candidato também falou sobre a revisão do IPTU. “Vou reduzir esse IPTU que está tirando o sono da população, seja aqui na feira, ou em outro canto da cidade, é o que o povo mais reclama.  Eu tenho escutado muita reclamação, é muita gente que vem até mim para dizer que deixou de gastar em Araguaína, porque o preço das coisas subiu muito e que o IPTU é caro demais. Vou fazer a revisão da planta de valores do Município, baixar taxas e fomentar a economia local. Os pequenos comerciantes, os nossos feirantes terão voz e vez em minha gestão”, defendeu o candidato

Para o deputado estadual Marcus Marcelo, Araguaína precisa de um olhar mais cuidadoso com os comerciantes e feirantes. “A proposta do Jorge é promover o diálogo com os pequenos produtores, fomentar a atividade no campo, levar incentivos para que o pequeno produtor possa produzir e trazer seu produto para feira com preço justo e atrativo e assim fomentar essa cadeia que é tão importante para a atividade econômica da cidade”, afirmou o deputado.

Incentivos aos feirantes

O feirante Charles de Sousa, 43 anos, tem há 5 anos uma barraquinha que vende produtos artesanais na feira e reclama que faltam incentivos da Prefeitura para mais eventos, onde ele poderia vender seus produtos. “Aqui na feira eu consigo vender, mas falta uma estrutura melhor para descarregar os produtos, e também para trazer os produtos para cá. Além de que se tivéssemos mais espaços para vender, em outras feiras, eventos culturais ou shows, seria muito melhor. Só queremos trabalhar mais e com melhor estrutura”, disse Charles.

A dona de casa e frequentadora da feira Maria Gomes, de 62 anos, diz que o espaço precisa melhorar. “Venho todos os sábados aqui para fazer minhas compras e acredito que se tiver melhor um espaço maior e uma melhor estrutura todos irão ganhar. O próximo prefeito tem que olhar pelos feirantes e comerciantes da feira de forma mais profissional, e também lutar pela redução dos impostos, ninguém aguenta mais pagar tantas taxas, o IPTU está matando a gente aos poucos”, reclamou.

Caminhada na Avenida Jatobá

Na quinta-feira, 22, o candidato também fez caminhada na Avenida Jatobá, no Araguaína Sul.  Acompanhado de apoiadores, o candidato conversou com comerciantes e frequentadores e ouviu muitas reclamações e pedidos para melhoria na região.  Jorge Frederico destacou a importância de ouvir os comerciantes e lembrou que eles são parte fundamental da economia da cidade.

"O comércio é a alma de Araguaína, temos um comércio forte e é fundamental estarmos próximos daqueles que movimentam nossa economia, geram empregos e oportunidades. Estamos aqui para entender suas dificuldades e buscar soluções que possam impulsionar ainda mais o desenvolvimento da nossa cidade", afirmou o candidato.

De acordo com Frederico, os comerciantes falaram das dificuldades e principais preocupações, como a necessidade de melhorias na infraestrutura da avenida Jatobá, as altas taxas de esgoto e citaram novamente o IPTU. Jorge ressaltou que seu plano de governo inclui ações concretas para atender essas demandas, buscando criar um ambiente favorável para os negócios e crescimento de Araguaína.