A rede 4G já é realidade em todos os 28 municípios do Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins, resultado de uma iniciativa da Ecovias do Araguaia, utilizando-se dos serviços da Tim, que ampliou a conectividade nos 850,7 quilômetros no trecho sob concessão.
De acordo com a Ecovias, à princípio a rede está disponível para usuários da operadora Tim, responsável pela implantação, sendo que a Tim se encontra em fase final de negociação para ampliação para as demais operadoras.
Assim, em Goiás, os municípios de: Anápolis, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Rianápolis, Rialma, Nova Glória, São Luiz do Norte, Hidrolina, Uruaçu, Campinorte, Mara Rosa, Estrela do Norte, Santa Tereza, Porangatu, Abadiânia, Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Vila Propício, Barro Alto e Santa Rita do Novo Destino já contam com a cobertura. No Tocantins, os municípios de: Talismã, Alvorada, Figueirópolis, Cariri, Gurupi, Dueré e Aliança do Tocantins também já foram beneficiados.
A iniciativa pioneira em concessões rodoviárias federais deve beneficiar cerca de 900 mil pessoas. Ao todo, além de atender a população de todos os 28 municípios que fazem parte do Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins, beneficia ainda outros seis municípios no entorno, entre Goiás e Tocantins, chegando a 88 escolas públicas e 31 unidades de saúde, impulsionando também o agronegócio na região.
“A implantação dessa tecnologia, além de garantir a conexão de quem passa pelo trecho - inclusive naqueles casos em que há a necessidade de comunicação em caso de emergência -, garante também um melhor suporte para o setor produtivo da região, especialmente a agropecuária, e o melhor acesso à internet em unidades de ensino e de saúde”, destaca o diretor-superintendente da Ecovias do Araguaia, Sidney Vilar Rodrigues Filho. O projeto, inclusive, já serve de modelo para outras concessões e para a infraestrutura viária em todo o país.