Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Mari Rios/Secom-TO

Foto: Mari Rios/Secom-TO

Foi dada a largada para mais uma edição do evento esportivo mais aguardado pela comunidade escolar do Estado. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou nessa segunda-feira, 26, a cerimônia de abertura da etapa estadual da 33ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e da 10ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets).

A solenidade, que ocorreu no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas, reuniu mais de 1,2 mil estudantes-atletas de todas as 13 superintendências regionais de Educação (SREs), que irão competir nas categorias masculina e feminina, na faixa etária de 12 a 14 anos, nas modalidades futsal, voleibol, handebol, basquetebol, atletismo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. As competições seguem até o dia 31 de agosto.

O secretário-executivo da Seduc, Edinho Fernandes, reforçou a importância de investir no esporte na escola. “O desporto escolar do Tocantins nunca viveu um momento tão bom. Já tivemos estudantes-atletas representando o Tocantins e o Brasil na Sérvia e na China. Agora, recebemos a notícia de que um estudante de Araguanã foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para representar o país nos Jogos Mundiais Escolares no Bahrain. Se vocês acreditarem, se dedicarem, forem alunos nota dez na escola, também poderão representar o Tocantins e o Brasil”, completou.

A taekwondista de 14 anos, Jamille de Oliveira, da Escola Estadual Modelo, de Araguaína, relata com grande entusiasmo e convicção que vai dar o seu melhor e conquistar uma vaga na etapa nacional dos jogos. “Na semana passada, participei de um outro campeonato e consegui medalha de ouro; e pretendo conseguir mais uma agora. Eu acredito que o esporte é fundamental para os estudantes, porque ajuda com a memória, agilidade, comportamento e disciplina. Toda pessoa que puder, deve praticar um esporte”, afirmou.

As atletas Yasmin Alves e Vitória Gizuto, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Regina Siqueira Campos, de Nova Rosalândia, formam uma dupla no vôlei de praia. Segundo a estudante Vitória, a dupla possui grandes chances no campeonato. “Temos nos preparado bastante, jogamos muito bem na regional e estamos prontas para ir até o nacional”, pontuou. Para Yasmin, todo adolescente deveria praticar algum esporte, pois traz diversos benefícios para a saúde. “Hoje em dia, muitos adolescentes estão tendo problemas por conta do sedentarismo e praticar um esporte ajuda a resolver esse quadro. Eu já tive muitas dores nas costas, mas o esporte tem ajudado a melhorar”, revelou.

O estudante-atleta de futsal Gabriel Sousa Maia, do Colégio Estadual Doutor Quintiliano da Silva, de Natividade, conta que é apaixonado pelo futsal desde que nasceu. “Eu gosto demais do futsal, a emoção de jogar é muito grande. Nosso time tem treinado muito para chegar aqui e fazer uma boa competição, temos muita sincronia, jogamos juntos como um time há três anos. Para mim, o esporte e a educação andam juntos, os dois nos levam a lugares novos e ajudam a construir nosso futuro, um não funciona sem o outro”, pontuou.

As competições coletivas e individuais ocorrem em diversos pontos da Capital. (Secom/TO)