A Justiça Eleitoral determinou a remoção de um ataque com várias Fakes News contra a deputada estadual e candidata a prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL).
Desta vez, como explica a assessoria de Janad, trata-se de um vídeo sem assinatura que imputa à parlamentar uma série de crimes pelos quais ela nunca foi condenada e ainda a relacionam, sem qualquer tipo de prova, à operação da PF (Polícia Federal) realizada nos últimos dias.
De acordo com a comunicação de Janad, a postagem foi feita pelo telefone da G A Lopes Transportes, no grupo de discussão de WhatsApp “Avança Região Sul” e que o número do telefone, inclusive, é o mesmo registrado pela empresa no cadastro da Receita Federal.
“Ademais, o perigo na demora da prestação jurisdicional também foi suficientemente demonstrado, pois, as mensagens foram divulgadas em grupos de Whatsapp com várias pessoas, de forma a gerar elevado número de visualizações, o que possibilita, em tese, a ocorrência de repercussão negativa de difícil reparação na imagem do candidato. Da mesma forma, esse tipo de veiculação tem potencialidade para, muitas vezes, incutir nos eleitores estados mentais que acabam por influenciar o processo eleitoral”, detalha o juiz eleitoral Gil de Araújo Corrêa na decisão expedida na noite dessa quarta-feira, 28 de agosto. A decisão atendeu pedido da coligação União de Verdade.
A suspeita da coordenação da campanha da Janad é que pessoas ligadas à Prefeitura de Palmas agiram diretamente na confecção do vídeo.