Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Mari Rios/Secom-TO

Foto: Mari Rios/Secom-TO

Com o tema 'inclusão pelo esporte: orgulho e protagonismo', o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza no próximo sábado, 7, o tradicional Desfile Cívico-Militar, que celebra os 202 anos da Independência do Brasil. Cerca de três mil pessoas, entre civis e militares, participam do evento, que ocorrerá na ala sul da Praça dos Girassóis, na Avenida LO-01, sentido Leste-Oeste, a partir das 17h30.

A programação terá início às 16h30, com a concentração dos pelotões e revista das tropas. A expectativa é de que aproximadamente dez mil pessoas prestigiem esse importante momento de resgate da história da nação. Para acomodar melhor o público, foram instaladas arquibancadas no local.

Um dos destaques dos desfiles são os pelotões de estudantes das escolas estaduais. Esta edição contará com a participação de dez unidades escolares da rede estadual. A estudante Maria Vitória Valadares, da terceira série do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, conta sobre o sentimento de orgulho em fazer parte de um evento tão importante. “Eu passei todos os anos sem participar, cheguei no último ano do Ensino Médio e pensei: por que não? Todo desfile de 7 de Setembro é muito bonito e sentir que a gente está fazendo parte disso é muito bom. Estamos ensaiando bastante, mas eu sei que no final vai valer a pena, é uma experiência que eu vou levar para o resto da vida”, revelou Maria Vitória.

O estudante do terceiro ano, Pedro Henrique Teixeira, toca o instrumento tarol e participa da fanfarra há três anos, além de liderar os ensaios do último desfile. “Estamos nos preparando muito, ensaiando desde o começo do ano e, agora na reta final, temos ensaio duas vezes por dia. Somos, no total, 32 estudantes na fanfarra e estamos nos organizando para que este ano seja um dos melhores anos no desfile”, pontuou.

O instrutor da fanfarra, Antônio Coelho, comenta que está confiante no trabalho realizado com os estudantes. “Assumi os ensaios no mês de junho, desde então a gente tem ensaiado bastante, e estamos com grandes expectativas de fazer um bom trabalho e uma boa apresentação no desfile. Eu confio nos meus alunos, sei que são profissionais”, concluiu.

Avenidas interditadas

Em virtude da movimentação, durante o desfile cívico, algumas avenidas nas proximidades da Praça dos Girassóis serão interditadas, a partir das 15h: Av. Teotônio Segurado, trecho entre a LO-01 e a LO-03 nos dois sentidos (norte e sul); Av. NS-01, sentido sul/norte, entre a LO-01 e a Av. JK; LO-01 nos dois sentidos da NS-01 a NS-02; Av. LO-02 sentido oeste e leste entre a NS-01 e NS-02; NS-02 no sentido norte sul da LO-01 a LO-02; e NS2 nos dois sentidos da LO-01 à JK.

 Estrutura do desfile está sendo montada na ala sul da Praça dos Girassóis, na Avenida LO-01 (Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins)

Escolas Participantes

Centro de Ensino Médio de Taquaralto + Banda; Escola Estadual Liberdade + Banda; Centro de Ensino Médio Santa Rita + Banda; Colégio Militar do Estado do Tocantins - Unidade I + Banda; Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya; Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso + Banda; Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto; Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis + Banda; Escola Estadual Novo Horizonte + Banda; Escola Estadual Cívico-Militar Vila União + Banda

Instituições Participantes

Ordem Demolay; Ordem Internacional Arco-Íris Para Meninas; Ação Paramaçônica Juvenil; Comando Geral da Polícia Militar; СBMTO - Bombeiros; Secretaria da Segurança Pública; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Guarda Metropolitana de Palmas (GMP); Polícia Penal.