Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A frota de veículos eletrificados no Tocantins, composta por modelos elétricos, híbridos e híbridos plug-in, atingiu a marca de 1.000 unidades em 2024. Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o estado contava com apenas seis veículos dessa categoria em 2015, evidenciando um crescimento de mais de 1500% em dez anos. Desse total, Palmas lidera a lista de cidades tocantinenses com maior número de veículos, somando 697, seguida por Araguaína com 131, Gurupi com 58, Paraíso do Tocantins com 26 e Porto Nacional com 17.

No cenário nacional, o Brasil também observa um crescimento expressivo na frota de veículos eletrificados. Em junho de 2024, o país registrava 302.579 veículos desse tipo, um aumento significativo em relação a março de 2020, quando a frota era de 30.139 veículos. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) aponta que apenas em julho de 2024, foram vendidos 14.396 carros elétricos e híbridos, tornando-se o terceiro melhor mês da série histórica. O crescimento em relação a junho de 2023 foi de 131%, enquanto em comparação com junho de 2022, o aumento foi de 253%.

Em meio a essa expansão, a BYD, uma das maiores fabricantes de veículos eletrificados no Brasil, está lançando dois novos modelos híbridos plug-in no Tocantins: o Song Pro e o King. A concessionária regional da marca fez o lançamento oficial dos veículos em agosto com um evento em sua loja localizada na 202 Sul, em Palmas.

Pedro Mendes, gerente de vendas da BYD no Tocantins, destacou que os novos modelos se sobressaem em eficiência de combustível e redução de emissões devido à tecnologia exclusiva da BYD. 

“Nossos veículos utilizam um motor elétrico como principal fonte de propulsão, o que reduz significativamente o uso do motor a combustão e, consequentemente, diminui a queima de combustível. Isso resulta em emissões ambientais menores em comparação com outros híbridos, conhecidos como híbridos leves, que dependem principalmente do motor a combustão, utilizando apenas um pequeno motor elétrico para auxiliar na economia de combustível”, explicou.

De acordo com o gerente, os veículos Song Pro e King vêm equipados com a tecnologia DM-i, que combina um motor elétrico principal com um motor de combustão que auxilia na geração de energia. "Essa tecnologia permite que os carros alcancem uma autonomia de mais de 1.000 km em perímetros urbanos, focando em eficiência, economia e segurança”.

Além disso, os modelos Song Pro e o King possuem uma potência combinada de 235 cv e uma bateria de 18.3 kW, oferecendo alta capacidade energética. "Nosso público-alvo são clientes que buscam SUVs médios e sedans, mas com um diferencial em eficiência e resistência", afirmou Mendes. Ele ainda ressaltou que todos os modelos da BYD, incluindo o Song Pro e o King, receberam 5 estrelas no teste de segurança do NCAP europeu.

A BYD também oferece oito anos de garantia ilimitada na bateria e 6 anos no veículo, contando com uma estrutura de pós-venda moderna e capacitada em sua concessionária. "Com o lançamento desses novos modelos, a BYD reforça sua posição no mercado brasileiro de veículos eletrificados, contribuindo para a redução das emissões e promovendo a sustentabilidade no setor automotivo”, finaliza.