O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração do Estado (Ameto), lançou nessa segunda-feira, 9, durante a abertura oficial da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), o 1º Fórum da Mineração do Tocantins. O evento terá como tema a exploração mineral sustentável e as potencialidades econômicas do Estado.
O 1º Fórum da Mineração do Tocantins está agendado para o dia 6 de dezembro de 2024, em Palmas/TO. O fórum contará com a presença do ex-ministro e presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann; além de autoridades políticas e representantes do setor de mineração nacional e internacional.
O 1º Fórum da Mineração do Tocantins será um evento crucial para discutir os passos para o crescimento do setor mineral no Estado, abordando a sustentabilidade ambiental, a Política Nacional de Transição Energética (PNTE), e promovendo debates entre empresários e pesquisadores sobre os negócios e a expansão da atividade mineradora no Tocantins.
“Estamos projetando o 1º Fórum da Mineração do Tocantins para discutirmos juntos as melhorias da mineração em nosso Estado. Vamos abordar questões relacionadas a temas relevantes, como a importância dos minerais para a transição energética, a relação entre mineração e segurança mineral, segurança energética, segurança alimentar e segurança hídrica, a exploração mineral sustentável, a fiscalização e o trabalho das instituições para o crescimento do setor, entre outros tópicos importantes para a nossa mineração”, destacou o presidente da Ameto, Milton Neris.
Exposibram
A Exposibram ocorrerá em Belo /MG entre os dias 9 e 12 de setembro. A feira discutirá os rumos da mineração no Brasil, com apresentações do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e debates com autoridades, empresários, profissionais do setor mineral e delegações de vários países, incluindo empresários e diplomatas. Com mais de 500 estandes de empresas nacionais e internacionais, a Exposibram será uma vitrine de produtos e serviços relacionados à mineração.