Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades em Palmas, recebe a exposição “Pode Entrar” a partir do dia 27 de setembro. A abertura acontece às 19h com um bate-papo com o artista, a exposição é livre para todos os públicos, gratuita e fica aberta à visitação até o dia 25 de outubro.

A exposição tem como elemento principal a porta, que desempenha um papel fundamental na arquitetura, tanto funcional quanto simbolicamente. Historicamente, as portas simbolizam a transição entre diferentes estados ou mundos, como o interior e o exterior, o público e o privado. Elas são frequentemente vistas como símbolos de novas oportunidades e começos.

“Essa é, definitivamente, uma aventura completa e apaixonante. Você não está somente dispondo registros de um objeto em questão, mas também contando as histórias de um povo, ou de um alguém, de um local, dada a disposição de cada região/cidade, através desses instrumentos. Há um Brasil, através dessas portas, que atravessa o tempo e nos mostra o quão poderoso também é a adaptação do humano, conforme suas necessidades.”, afirma o artistaMarden Cardoso Sousa. 

As portas, portanto, são muito mais do que simples elementos arquitetônicos; elas carregam significados profundos e variados que evoluíram ao longo do tempo. A exposição propõe ao espectador uma leitura rica e diversa através da nossa arquitetura. 

Sobre o artista

O artista de 25 anos Marden Cardoso Sousa, mais conhecido como Negrosoousa, natural de Granja, Ceará, é produtor, fotógrafo, performer, figurinista e atuante no cenário audiovisual. Além de desenvolver projetos visuais no Instagram, criou as exposições “Retrato Macaboqueira”, “Lívio”, “Anjos Caídos” e “Barracas”. Conta em suas ações, a criação de um espaço virtual de difusão de arte, chamado “Cúpula Negra”.

Galeria Sesc de Artes

A Galeria Sesc de Artes está presente nas unidades de Palmas e Gurupi. Destina-se, preferencialmente, às exposições de Artes Plásticas, Performances, Instalações e outras experimentações no campo das Artes Visuais ligadas, preferencialmente, à arte contemporânea de artistas locais, nacionais e estrangeiros. Possui espaço devidamente equipado e climatizado e com acompanhamento de mediação para os visitantes quando agendado. Está aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 08h às 21h, com entrada gratuita.