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Veículos

Foto: Divulgação Volvo

Foto: Divulgação Volvo

A Volvo apresentou a linha FH 2025, que traz como novidades a opção de Retrovisores por Câmeras, com importante ganho de visibilidade nas diversas situações de condução. 

“Nós temos uma visão abrangente da segurança. Desenvolvemos e aplicamos tecnologia de ponta para evitar acidentes e garantir a alta disponibilidade dos veículos”, declara Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

Outro destaque é o Leitor de Placas de Trânsito que, por meio de inteligência artificial, identifica e alerta os sinais da estrada para o motorista realizar uma condução mais segura. O consagrado Alerta de Colisão com Frenagem de Emergência foi aprimorado e ficou ainda mais rápido e preciso.

As novidades do Volvo FH foram recentemente apresentadas na Europa e já estão disponíveis na linha 2025, no Brasil e em toda a América Latina. 

Foto: Divulgação Volvo 

Retrovisores por Câmeras

Os engenheiros da Volvo trabalham continuamente para ampliar a visibilidade do motorista. Isso resultou nos novos Retrovisores por Câmeras, item opcional na linha 2025. 

Associadas a monitores de alta resolução dentro da cabine, as câmeras têm lentes modernas e sofisticadas para oferecer uma visão ampla e nítida, alcançando uma área muito maior em torno do caminhão do que os espelhos tradicionais.

A refinada movimentação das câmeras produz uma enorme vantagem, pois elas se movem automaticamente para se ajustar e seguir o final do reboque, permitindo que o condutor tenha excelente visão tanto do seu lado como do lado do passageiro. 

Esse benefício é ainda maior para a segurança durante manobras, uma vez que a parte traseira da composição agora pode ser visualizada de uma forma como nenhum espelho ótico possibilitava anteriormente.

Outra vantagem das câmeras é uma excepcional visibilidade noturna, com uso de luz infravermelha. “As imagens ficam nítidas e cristalinas mesmo em condições de escuridão total, chuva ou neblina. Durante o dia, as câmeras representam o fim de eventuais ofuscamentos por reflexo dos espelhos tradicionais”, assegura Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Lendo os sinais

Uma grande evolução do FH 2025 é o Leitor de Placas de Trânsito, tecnologia que usa inteligência artificial para detectar a sinalização ao longo da via, mostrando, por exemplo, os limites de velocidade, de altura e obras na pista nos diferentes pontos do trajeto. 

O sistema emite avisos e as informações são exibidas no painel de instrumentos, dando mais segurança e conforto ao motorista. “Evita que placas não vistas em momentos de distração resultem em excesso de velocidade e multas, por exemplo. Além disso, o sistema alerta para sinalização de outras situações de risco que poderiam passar desapercebidas. 

A Volvo é a primeira marca a oferecer esse sofisticado recurso em veículos pesados”, afirma Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.

Outra evolução é no Leitor de Faixa de Rodagem, que foi aprimorado e está mais sensível. Este sistema usa a câmera frontal para detectar a faixa e monitora o movimento do veículo. Se houver sinais de que o condutor está distraído ou cansado, ele é alertado para concentrar-se ou fazer uma pausa para descanso. Além disso, o Suporte Ativo de Direção é acionado para fazer pequenas correções no volante e manter o veículo dentro da faixa.

Frenagem de emergência aprimorada

Mais um aprimoramento foi no Alerta de Colisão com Frenagem de Emergência. É uma tecnologia consagrada da Volvo que utiliza radares frontais e laterais, conjugados com uma câmera, para detectar veículos, ciclistas e pedestres à frente do caminhão, alertando o motorista. O sistema emite avisos visuais e sonoros e ativa uma frenagem de emergência caso haja risco iminente de colisão.

Houve avanço também com o Sistema para Evitar Colisões Laterais. A tecnologia reduz o risco de uma colisão com pedestres ou ciclistas quando o caminhão estiver fazendo uma curva. O sistema usa radares nas laterais para alertar o condutor e ativar frenagem automática, se necessário. Para aumentar ainda mais a segurança nas laterais, agora há sensores de ponto cego em ambos os lados, que monitoram a composição inteira, até o fim da carreta.