O poeta e professor André Goveia, secretário de Educação de Tocantínia, promoveu no sábado, 21, movimentada noite de autógrafos no Salão de Eventos do Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi, no lançamento do seu novo livro de poesias, intitulado de “Capim Dourado Poético”.
A obra foi publicada pela conceituada Editora Veloso, de Gurupi, que vem se destacando por colocar em prática um audacioso projeto literário que visa valorizar e dar visibilidade aos autores do Tocantins.
A noite de autógrafos de Goveia integrou a programação do Lançamento Coletivo de Livros, promovido pela Academia Gurupiense de Letras (AGL), visando a valorização de escritores tocantinenses.
Poesia multiforme
Para o festejado poeta e jornalista Zacarias Martins, que integra o Comitê de Cultura no Tocantins, bem como a Academia Tocantinense de Letras (ATL), a obra de autoria do professor André Goveia chega em boa hora para aplacar a fome de leitura daqueles que gostam de uma boa poesia. “A produção poética de André Goveia é multiforme e irisada, tendo ainda, como característica, uma linguagem de fácil compreensão e que encanta o leitor justamente por sua simplicidade e criatividade”, destacou Martins.
Credenciais do Autor
Natural de Tocantínia, André Goveia é escritor, poeta, professor de carreira da rede estadual, professor na Universidade da Maturidade (UFT/UMA), pedagogo, especialista em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino, licenciado em Letras, Mestrando em Educação. Também é Articulador Municipal do Selo Unicef. É secretário municipal de Educação de Tocantínia, membro correspondente da Academia Gurupiense de Letras (AGL), da Academia Paraisense de Letras (APL) e da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto).
Participou do Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins, nas edições de 2016, 2017, 2018 e 2019, bem como, da Antologia Veloso – 2020. Também está presente na coletânea Literatura Tocantinense (2020), organizada pelo professor Pedro Albeirice da Rocha.
Além de “Capim Dourado Poético”, Goveia é autor de mais outros cinco livros individuais no gênero poesia, sendo eles: Recitando a Vida (2018), Poesias da Vida (2019), Hoje é dia de Poesia (2020), Poetizando Vidas (2021) e Versos Mágicos, todos publicados pela Editora Veloso, de Gurupi.