Nos dias 1° e 2 de outubro, o Centro de Atividades do Sesc em Palmas recebe a oficina gratuita de arte “Letras e Palavras em crochê”. A ministrante da oficina é Karen Dolorez (SP). Aos interessados, as inscrições são realizadas no local, serão dois dias de oficina, o dia escolhido ficará a critério do aluno e lotação da turma. Em ambos os dias, as aulas acontecem das 18h30 às 21h30.
Letras e Palavras em Crochê é uma oficina onde visa o aprendizado de pontos básicos do crochê para construção de letras e palavras. O aluno aprenderá a técnica de tapeçaria com fio conduzido, que pode ser utilizada tanto para desenhos quanto para escrita. Nessa oficina, em específico, será ensinado como produzir letras como ponto de partida. Ao final das aulas poderemos formar uma frase e/ou palavra de acordo com a produção dos alunos.
Metodologia: introdução ao crochê, apresentação da oficina e de exemplos de outros artistas que trabalham com a técnica; breve história e importância do crochê como forma de arte; apresentação dos materiais e ferramentas necessários; demonstração dos pontos básicos; exercícios práticos para os participantes praticarem os pontos básicos. A partir daí, dependendo do desenvolvimento de cada participante, instruções para produções de peças autorais na escrita de letras e palavras.
Cada participante deverá levar o seu próprio material, sendo eles: fios de diversos tipos e cores, agulhas de diversos tamanho, agulhas de tapeçaria de diversos tamanhos, tesouras, colas
Sobre a artista
Karen Dolorez nasceu na cidade de Bauru (São Paulo) e é pós-graduada em Design e explora as artes visuais e têxteis. O crochê é uma das técnicas mais utilizadas, sendo usado em grandes instalações, telas e performances. Sua pesquisa consiste na ideia da utilização do têxtil como expressão, espaço de protesto e metáfora da sociedade. São usadas diferentes linguagens através da matéria e da técnica, onde as obras, muitas vezes relacionadas ao corpo feminino, dialoga, se manifesta e se posiciona no mundo diante da transitoriedade da vida, questionando padrões sociais, políticos e ideológicos. Karen teve obras selecionadas para a Bienal de Artes do Sesc, Salão de Arte de Guarulhos, teve um projeto contemplado pelo PROAC e já participou de diversas exposições.