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Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

Um serviço de fundamental importância para a preservação da vida do cidadão é a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nela, os pacientes recebem cuidados permanentes, e são acompanhados por profissionais da equipe multidisciplinar ao longo das 24 horas do dia. Uma das unidades hospitalares do Estado do Tocantins cuja UTI tem chamado a atenção é o Hospital Regional de Araguaína. A gestão da UTI é feita pela empresa Queiroz e Lima, e o reconhecimento da população transparece nas notas da pesquisa de satisfação e em mensagens enviadas pelos pacientes e familiares.

A metodologia utilizada para a pesquisa é o Net Promoter Score (NPS), que é uma métrica que quantifica a probabilidade de recomendação de um serviço ou instituição, proporcionando dados cruciais para aprimorar a qualidade do atendimento. 

Ao longo deste ano de 2024, o índice de pacientes que deram nota máxima à unidade ficou acima de 94%. "Esse número nos deixa extremamente gratificados e mostra que estamos no caminho certo", disse Eliane Soares, psicóloga da unidade. 

Além do fator matemático, a UTI também dispõe de formulários para que os familiares manifestem sua opinião por escrito. Essas manifestações ocorrem de forma espontânea. "Na UTI a gente como familiar se sente mais seguro. Agradeço a cada um de vocês pelo carinho, pela atenção conosco. Sou grata por tudo. Se sintam abraçados por mim", diz uma das mensagens.

"Percebi alto comprometimento da equipe multidisciplinar para manter a saúde e bem-estar do paciente em todos os aspectos. Equipe humana e muito capacitada e cuidadosa. Agradeço a todos”, relata outra.

Em outra mensagem, o familiar também fala sobre sua experiência. "Fomos muito bem recebidos e/ou atendidos. Pensei que estava num hospital particular. Excelente atendimento. Um consolo para todos os que se encontram entes queridos enfermos", escreveu. 

"Partindo do pressuposto que o atendimento humanizado em uma UTI deve antes de tudo se preocupar com o bem-estar, emocional e físico dos pacientes, bem como a estrutura emocional dos familiares, nós estamos muito gratos, pois sentimos essa humanização. Agradecemos por todo o cuidado e atenção dedicados a nós e ao nosso familiar. Além de observarmos uma equipe técnica preparada para dar a melhor assistência a nós (paciente e família)", revela outra.

Sobre o NPS

A coleta regular do NPS possibilita uma avaliação contínua, identificando áreas de excelência e oportunidades de melhoria, contribuindo, assim, para a otimização dos padrões de cuidado e a promoção de um ambiente mais humanizado.

A implementação do NPS na UTI não apenas fornece uma métrica objetiva da satisfação do paciente, mas também promove uma cultura organizacional centrada no paciente. Ao envolver os profissionais de saúde na busca constante por aprimoramentos, a UTI estabelece um ciclo de feedback contínuo, fomentando a excelência no atendimento.