Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Sebrae/TO

Foto: Divulgação Sebrae/TO

Em um evento promovido pelo Sebrae Nacional em Brasília (DF), o Sebrae Tocantins apresentou nesta sexta-feira, 27, a Rota Quilombola do Jalapão e os destinos turísticos de Porto Nacional.

Na ocasião, o Sebrae mostrou aos representantes de outros estados um vídeo institucional, que ressalta os destinos, as experiências do Jalapão e as potencialidades turísticas de uma das regiões mais exuberantes do País.

A Rota Quilombola contempla as comunidades do Mumbuca, Prata e Rio Novo. Nestes locais, as comunidades disponibilizam experiências como: processos de produção de produtos artesanais, oficinas, trilhas, degustações, diálogos e banhos. A ação faz parte do projeto Energia para Crescer.

Karita Mendes, proprietária de uma agência de turismo que opera nas comunidades quilombolas do Jalapão e Porto Nacional, conta que a participação no evento trouxe mais visibilidade para os produtos do Tocantins. “O Sebrae têm contribuído muito na promoção de nossos destinos turísticos, tanto que, além deste evento, tivemos a oportunidade de participar da maior feira de turismo da América Latina, a ABAV Expo 2024. Agradecemos pela ajuda primordial nesta batalha maravilhosa, empreender”, comenta.

Admary Monteiro, analista técnica do Sebrae explica que a Rota Quilombola cria uma cadeia empreendedora, já que o indivíduo que empreende muda de vida e tem o poder de transformar outras pessoas por meio dessas vivências. “Trabalhamos justamente com esta perspectiva de melhorar a qualidade de vida e fomentar a economia e o turismo das comunidades quilombolas, tão ricas em cultura e atrativos. Então é uma satisfação imensurável conseguir levar esses lugares e suas belezas para as pessoas do País e do mundo”, completa.

Ainda no evento, a analista pontuou que a pesca esportiva, o turismo religioso e os passeios pelo centro histórico de Porto Nacional encantam os turistas de todo País que visitam a cidade. Porém, segundo ela, o Sebrae para que esses destinos ganhem mais destaque no cenário nacional. “O Tocantins tem os lugares mais potentes para empreender neste setor e Porto Nacional oferece uma riqueza singular com belezas naturais e arquitetura colonial que oferecem experiências únicas, seja na história, na cultura ou no contato com a natureza”, enfatiza. (Sebrae/TO)