Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Uma das aldeias indígenas da Ilha do Bananal visitadas pela Equipe Sul foi a Fontoura, com mais de 100 inscrições

Uma das aldeias indígenas da Ilha do Bananal visitadas pela Equipe Sul foi a Fontoura, com mais de 100 inscrições Foto: PNAB Busca Ativa/Divulgação

Foto: PNAB Busca Ativa/Divulgação Uma das aldeias indígenas da Ilha do Bananal visitadas pela Equipe Sul foi a Fontoura, com mais de 100 inscrições Uma das aldeias indígenas da Ilha do Bananal visitadas pela Equipe Sul foi a Fontoura, com mais de 100 inscrições

Mesmo com o fim do prazo de inscrição de nove editais culturais lançados pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), dois continuam recebendo inscrições até dia 13 de outubro: o Edital Culturas Quilombolas e o Edital Culturas Indígenas. Em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (Proex/UFT), o projeto “Transformando Conhecimento em Inovação: cultura, memória e arte” (Opaje/UFT) segue visitando comunidades quilombolas e aldeias indígenas a fim de garantir que produtores culturais desses agrupamentos possam participar do certame.

O coordenador do projeto, Professor Gilson Porto, avaliou a atuação das equipes que executam o projeto de Norte a Sul do Tocantins. “O trabalho desenvolvido pelo projeto na busca ativa em aldeias indígenas e comunidades quilombolas tem gerado um efeito positivo na visibilidade de atividades culturais antes invisibilizadas. A continuidade dos trabalhos representa o esforço da UFT e dos demais parceiros em colaborar para a construção democrática nos espaços culturais, na democratização do acesso e na visibilidade das ações, gerando um número recorde de propostas a serem avaliadas”, pontuou.

Com a etapa de inscrição encerrada em nove editais da PNAB Tocantins, a Política Nacional contabilizou 1.429 inscritos até o momento. O coordenador do Núcleo de Editais da Secretaria de Cultura (Secult), Tales Monteiro, destacou o acompanhamento, garantindo que tudo ocorresse conforme o esperado. “A equipe do núcleo de editais acompanhou as inscrições até o último minuto, os sistemas ficaram sendo monitorados para verificar possíveis erros ou problemas, e foi tudo verificado como normalizado. O sistema não ficou sobrecarregado nos últimos minutos, apesar de termos recebido mais de 100 inscrições na última hora e quase 300 no último dia”, afirmou.

Sobre as próximas etapas, Tales Monteiro comentou: “as inscrições agora seguem para habilitação, onde verificaremos se estão de acordo com os requisitos dos editais. Continuamos com a busca ativa junto a comunidades indígenas e quilombolas”, disse. "Importante ressaltar que o número de inscrições ficou dentro da nossa margem, superando um pouco a expectativa, principalmente em relação ao interior do estado. Vamos liberar um relatório nesta semana para mostrar como as inscrições se distribuíram por todas as regiões", concluiu.

Transformando Conhecimento em Inovação

O projeto "Transformando Conhecimento em Inovação" busca promover a cultura no Tocantins em alinhamento com a PNAB. Suas metas incluem a busca ativa em comunidades indígenas e quilombolas, além de oferecer suporte para inscrições nos editais da PNAB 2024 e acompanhar a execução dos projetos aprovados.

As equipes que trabalham em campo são coordenadas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), através deste projeto, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão e pelo Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), a pedido da Secult, que também conta com a parceria da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), do Instituito Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), com interveniência da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico (Fapto).