De volta após dez anos, a Expoagro Pedro Afonso e Região e a Festsoja (Festa da Soja) retomaram seus tradicionais espaços no calendário anual de eventos do município, respectivamente em suas 28ª e 11ª edições. De 9 a 12 de outubro, o Parque de Exposições João Damasceno de Sá recebeu centenas de pessoas que conheceram as inovações do setor agropecuário, participaram de cursos, visitaram estandes e provaram produtos regionais.
O público também prestigiou o rodeio, a prova dos 3 Tambores, shows com artistas nacionais, missa campal, feira gastronômica, entre outras atrações gratuitas.
A realização foi do Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região (SIRPAR) e da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA), com apoio do Governo do Tocantins, Prefeitura de Pedro Afonso, Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET), Sebrae/TO, Sicredi e Sementes Progresso.
Conforme os organizadores, 60 expositores de todos os portes apresentaram seus produtos e serviços durante o evento. Já a programação técnica contou com 17 palestras que abordaram desde a produção de etanol de milho até sucessão patrimonial no agro, passando por mercado e finanças, agricultura de precisão, manejo biológico da lavoura, saúde da mulher e liderança rural.
Vitrine tecnológica e negócios
Para Simone Sandri, que assumiu a presidência do Sirpar há menos de cinco meses, foi desafiador realizar a 28ª Expoagro e a 11ª Festsoja em tão pouco tempo, mas o empenho da classe produtora e o apoio das instituições parceiras, que “abraçaram a causa”, resultaram em uma festividade que possibilitou conhecimento, tecnologia e diversão.
“A região de Pedro Afonso faz parte do Matopiba e está em pleno desenvolvimento com uma agropecuária forte que fomenta a economia e contribui para aumentar o PIB [Produto Interno Bruto] dos municípios. Por isso, foi muito importante realizarmos um evento que apresentou conhecimento e novidades para o homem do campo e demais públicos interessados”, disse Simone, acrescentando que também foi a oportunidade para as empresas de diferentes ramos se aproximarem dos clientes e prospectar novos negócios.
Foi pensando assim que a Progresso Sementes apoiou a realização e levou parte de sua equipe técnica para atender na feira. “Foi muito gratificante conversar, falar de nossos produtos e sanar eventuais dúvidas dos associados da COAPA e demais produtores rurais. Parabenizamos o Sindicato Rural e a cooperativa pela realização do evento”, disse o gerente comercial da empresa na região, Gustavo Philippsen.
A coordenadora de consórcios da GrandTec Case Máquinas Agrícolas, Angélica Lazzaroto, considera que além de estreitar os laços com clientes e reforçar a presença regional da marca, participar do evento ainda serviu para demonstrar as inovações para que o produtor conheça e possa investir em planejamento tecnológico com taxas exclusivas.
Integração e conhecimento
Lembrando que a retomada da Expoagro Pedro Afonso e Região e da Festsoja ocorreu devido à revitalização do SIRPAR, que tem em seu quadro vários associados da Coapa, o vice-presidente da cooperativa, Juliano Sandri, afirmou que a intenção é trabalhar para o evento continuar crescendo e enfatizando a evolução tecnológica sem esquecer a agricultura tradicional.
“Por isso, a importância da integração entre as instituições financeiras e as empresas parceiras que apresentaram e tornaram acessíveis as novas tecnologias para o homem do campo”, pontuou o dirigente.
Na opinião do presidente da Coapa, Ricardo Khouri, o retorno dos eventos evidencia a relevância do agronegócio, independentemente do porte do produtor rural, tornando a região de Pedro Afonso a principal indutora do desenvolvimento regional do Tocantins. “Além de um resgate histórico dessa tradição, a feira movimentou o agro regional e trouxe informação, hoje, a principal ferramenta para qualquer produtor rural ter êxito no seu negócio. Foram dias cheios de palestras técnicas com temas interessantíssimos para o produtor que precisa estar muito antenado com as novidades”, comentou Khouri.
Para o prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, a retomada dos eventos reforça a vocação do município e do centro-norte tocantinense para o agronegócio. “Representa o pequeno, o médio e o grande produtor rural, fomenta a economia do comércio local como hotéis, bares e restaurantes, e coloca nossa região em evidência no Estado do Tocantins. Todos os envolvidos estão de parabéns. Muito bem organizada a feira!”, elogiou.