Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: KMCom / Eni Alves

Foto: KMCom / Eni Alves

O 59º Campeonato Brasileiro de Kart, no Grupo 1, encerrou no último sábado (12), no Kartódromo Internacional Speed Park, em Birigui-SP, e foi marcado pela participação impressionante do piloto do Tocantins, Davi Honório (Grupo Promo / Rodopetro/ Equipe: GM Racing / Telemetria: Caio Miguel / Coach: Renato Russo). Ele que, nesta temporada, tem resultados impressionantes, como o tricampeonato tocantinense, é vice-campeão da 1ª Regional Cup Brasil e da 3ª edição do Troféu Ayrton Senna, mostrou neste Brasileiro de Kart por que é considerado um dos principais talentos da categoria Cadete.

Davi enfrentou um grid com cinquenta pilotos, o segundo maior do campeonato, atrás apenas da categoria F4 Graduados. Ao longo das cinco sessões de treinos livres, ele e sua equipe focaram em ajustes finos no kart, sempre com o olho no desempenho na pista. Com esse trabalho, o piloto conseguiu o nono melhor tempo na terceira sessão, sinalizando um início promissor para a semana de competições.

Na tomada de tempo, Davi registrou 1min01s486, e entrou no Grupo D da categoria Cadete, dividida entre A e D, pelo grande número de competidores. Nas provas classificatórias, o tocantinense teve seu melhor desempenho na terceira corrida, quando alcançou o Top 10, garantindo a vigésima segunda posição na soma parcial de pontos e assegurando sua vaga entre os trinta e seis melhores para a disputa da super classificatória.

Porém, a fase decisiva trouxe desafios inesperados. Após uma disputa intensa na super classificatória, Davi bateu na oitava e teve que abandonar a corrida, o que o obrigou a largar da trigésima segunda posição na final, disputada no sábado. Ainda assim, na grande decisão, ele protagonizou uma corrida espetacular, com uma escalada impressionante, realizando catorze ultrapassagens e finalizando a prova na décima sétima colocação, um resultado expressivo considerando o nível de competitividade da categoria.

"Foi um campeonato muito difícil, mas eu aprendi muito com cada sessão. Fiquei muito feliz com a minha recuperação na final, porque largar lá atrás não é fácil, mas eu fui para cima e consegui ultrapassar vários pilotos. Agora é focar nas próximas corridas", comentou Davi, com a determinação de quem não para de crescer no esporte.

Após o Brasileiro, Davi Honório já se prepara para as próximas etapas da Copa São Paulo Light e, em breve, vai encarar mais um grande desafio no Grupo 2 do Brasileiro de Kart, desta vez em Londrina, competindo pela categoria Mini 2T.