Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Ameto

Foto: Divulgação Ameto

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração do Estado (Ameto), realiza no dia 6 de dezembro o 1º Fórum da Mineração. Com o tema 'A Nova Fronteira Mineral do País com Sustentabilidade', o evento ocorrerá no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, e contará com a presença de representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), da Agência Nacional da Mineração (ANM), do Serviço Geológico do Brasil, do Ministério das Minas e Energia e do Centro de Tecnologia Mineral (Ctem). Além disso, também contará com empresários locais e estrangeiros interessados em investir no setor.

O objetivo do fórum é divulgar para o Brasil e para o mundo o potencial mineral sustentável que há no Tocantins. A produção mineral consciente envolve grandes volumes minerais sem prejudicar a preservação ambiental.

De acordo com dados da Agência Nacional da Mineração- ANM, o Tocantins destaca-se por sua localização privilegiada cortada pela rodovia BR-153, rodovias estaduais e a Ferrovia Norte-Sul. Na produção mineral como ouro em regimes Concessão Lavra (CL) o Estado ocupa a 9ª posição na comercialização beneficiada; enquanto na Permissão Lavra Garimpeira (PLG), o Estado ocupa a 4° posição.

No segmento calcário, tanto para corretivo agrícola como fabricação cimento, o Tocantins é considerado o quarto no ranking nacional, além disso o Estado é considerado um dos maiores produtores de fosfato ocupando a quinta posição. Dentre os metais extraídos destaca-se o ouro, contando atualmente com duas mineradoras em operação.