Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Literatura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Transitando com a caneta pelas encruzilhadas dos sentimentos guardados em compartimentos secretos, o poeta baiano-tocantinense Tácio Pimenta apresenta seu livro de estreia, "Algibeira dos Olhos". A obra, composta por poemas que exploram a vastidão das emoções humanas, frequentemente impulsionadas no trânsito por espaços de não-pertencimento, será lançada em novembro com dois eventos: no dia 06 em Palmas e no dia 12 em Araguaína.

Mas o que pode sair de uma algibeira, esse antigo bolso usado para guardar pequenos objetos? Na obra de Tácio, dela transbordam versos que capturam a beleza e a complexidade de navegar por sentimentos que se formam silenciosamente e, por vezes, culminam em "goteiras insolúveis". Com 75 poemas organizados em 7 capítulos, Algibeira dos Olhos conduz os leitores a um passeio pelas vivências e percepções do poeta, das coisas de menino ao salto nas asperezas cotidianas da vida adulta.

Para quem é apaixonado pela cultura tocantinense, a obra de estreia de Tácio carrega também um forte vínculo com as raízes poéticas do estado. O prefácio, assinado por Osmar Casagrande, um dos grandes nomes da poesia local e membro da Academia Palmense de Letras, elogia a profundidade com que o autor revela sua visão de mundo. "Poeta jovem que remete os sonhares e as visões a uma algibeira, em desuso para a maioria, forçosamente tem algo de profundo em sua visão de mundo", escreve Casagrande. O livro homenageia outros renomados autores da poesia tocantinense, em especial o saudoso Gilson Cavalcante (in memoriam), a quem o livro é dedicado.

Os eventos de lançamento com a presença do autor serão momentos de imersão na obra, com leitura de trechos, sessões de autógrafos e um bate-papo sobre o processo de edição e publicação do livro. Outro toque é a participação do cantor Aluísio Cavalcante, que se apresentará em um dos lançamentos, em Palmas. Na capital o evento contará com a mediação do jornalista João Lino Cavalcante, e em Araguaína o bate-papo será conduzido pelo bibliotecário e mestre em Letras, Nilo Marinho. 

Algibeira dos Olhos, o primeiro livro de Tácio Pimenta, foi produzido com o incentivo da Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins (Secult) e da Fundação Cultural de Palmas (FCP). As ilustrações são de Álvaro Maia, e o projeto gráfico de Paulo Ronter, ambos artistas residentes em Palmas. O livro é publicado pelo selo Mórula Editorial.

Para mais informações, acompanhe nas redes sociais: @algibeiradosolhos

Sobre o autor:

Tácio Pimenta, 37 anos, é natural de Eunápolis (BA) radicado em Palmas (TO) desde 2005. Jornalista de formação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e redator publicitário de ofício, encontrou na poesia um lugar para experimentar, brincar e amar as palavras sem deadline. De suas experiências recentes em concursos literários, foi o terceiro colocado na Antologia Tocantina 2024 - José Concesso com o conto “Milágrimas”, teve cinco poesias selecionadas para a Antologia Tocantina 2021 - José Gomes Sobrinho, e teve dois poemas selecionados para a coletânea “Poesias Minimalistas” da Editora TAUP em 2022.