Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Carlos Eller TRE-TO

Foto: Carlos Eller TRE-TO

As urnas eletrônicas que serão utilizadas nos testes de Integridade e de Autenticidade foram selecionadas na manhã deste sábado, 26, véspera do 2º turno. Sete urnas da capital foram escolhidas por meio de sorteio e indicação no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), em ação conduzida pelo presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Coave), juiz Marcelo Faccioni, acompanhado do representante do Ministério Público, procurador federal Humberto de Aguiar Júnior, e do juiz da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, Gil de Araújo Correa.

Das sete urnas selecionadas para os testes, três foram por indicação de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). As outras quatro urnas foram escolhidas mediante sorteio, que utilizou três globos para selecionar unidade, dezena e centena da seção eleitoral.

Seis urnas foram para o Teste de Integridade, que acontece neste domingo, 27, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, sendo uma delas para o teste com a utilização da biometria. A auditoria inicia às 8h, em simultâneo com a votação normal, terminando às 17h. Já a última urna foi selecionada para o Teste de Autenticidade, que vai acontecer na Seção 210 da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Morais Tavares, às 7h da manhã.

“Mais uma vez, assim como no 1º turno, esses testes acontecem para comprovar a confiabilidade da urna e a segurança de todo o sistema eletrônico de votação”, disse o juiz Marcelo Faccioni.

Toda a cerimônia também foi transmitida pelo canal da Justiça Eleitoral do Tocantins no YouTube.

Urnas selecionadas

Logo após a finalização do sorteio, as seis urnas escolhidas para o Teste de Integridade foram buscadas e levadas para o cartório da 29ª ZE, onde foram conferidos os lacres e a numeração, além de validar outras informações necessárias para a sua entrega à Coave. O juiz Marcelo Faccioni e o procurador Humberto de Aguiar Júnior acompanharam o processo.

As urnas escolhidas foram as seguintes:

  • Teste de Integridade com Biometria

    • Seção 414 (indicada pela representante do Sebrae)

  • Teste de Integridade

    • Seção 080 (indicada pelo representante da Fieto)

    • Seção 013 (indicada pelo representante da SBC)

    • Seção 651

    • Seção 682

    • Seção 322

  • Teste de Autenticidade

    • Seção 210

Preenchimento das cédulas

Às 11h, teve início no auditório o preenchimento das cédulas de papel que serão usadas no Teste de Integridade, ação feita por cidadãos da comunidade. As cédulas então são depositadas em um sistema auxiliar, as urnas de lona, que são lacradas para uso no dia seguinte.

Passo a passo do Teste de Integridade

A partir das 8h, as urnas eletrônicas do Teste de Integridade serão iniciadas com a impressão da zerésima. Em seguida, os votos em cédulas de papel previamente preenchidos serão lidos em voz alta e digitados nas urnas ao longo do dia pela equipe de auditoria.

Às 17h, a votação será encerrada com a impressão do boletim de urna e esses dados serão comparados aos votos das cédulas de papel, computados por um sistema específico, comprovando que o voto digitado na urna eletrônica é exatamente o mesmo escrito nas cédulas. Toda a ação será filmada para garantia da lisura do processo eleitoral.

Passo a passo do Teste de Autenticidade

O Teste de Autenticidade é realizado antes do início da votação, na própria seção eleitoral, e participam da auditoria o juiz eleitoral, representantes e fiscais dos partidos e o presidente da mesa receptora de votos.

Durante o teste, é feita a verificação da regularidade dos relatórios de controle; exame da conformidade dos procedimentos de verificação; verificação da integridade dos programas instalados na urna eletrônica; e verificação da afixação dos lacres na urna para início da votação.

Feito isso, a zerésima é impressa e a votação tem início na seção.

Coave

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica é composta pelos membros Maria Zita Rodrigues Vilela Dias, Maria José Brito Castro, Ulisses Jardim, Marcelo Ribeiro e Kathiene Pimentel, com a participação do servidor Fernando Ebrahim, da Seção de Gestão e Infraestrutura.

No 1º turno

No 1º turno foram sorteadas 23 urnas eletrônicas de todo o estado do Tocantins, sendo vinte para o Teste de Integridade e três para o Teste de Autenticidade. Dessa vez, como o 2º turno acontece somente em Palmas, serão sorteadas apenas sete urnas, todas da capital. (TRE/TO)