A estudante Júlia Leite Omizzollo, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foi uma das 30 jovens selecionadas para participar do programa Jovens Embaixadores 2025, que seleciona estudantes da rede pública para participar de intercâmbio nos Estados Unidos. O Programa é uma iniciativa organizada pela Embaixada e Consulados americanos no Brasil. O anúncio dos selecionados ocorreu na última quarta-feira (30), apontando jovens que se destacam por ações de impacto socioambiental em suas comunidades.
Júlia cursa a 2ª série do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática no Campus Paraíso do Tocantins. Ela celebrou a oportunidade com entusiasmo: “Participar do Programa Jovens Embaixadores é um sonho realizado. Não consigo mensurar em palavras a imensa felicidade que estou sentindo nesse momento! É uma grande honra representar o IFTO, a cidade de Paraíso, o Tocantins e o Brasil nos Estados Unidos. Só tenho gratidão por todos que me incentivaram a chegar até aqui. Estou repleta de expectativas, sei que será incrível, mal posso esperar para viver essa experiência ímpar e fascinante!”
O projeto que levou Júlia à seleção é o "Resíduo Coletado, Meio Ambiente Preservado", que visa promover a gestão responsável de resíduos, com foco especial em resíduos eletrônicos, para minimizar os danos ambientais e as emissões de gases de efeito estufa.
A iniciativa foi orientada pela professora Rejane Freitas Benevides, que compartilhou a trajetória do projeto: “O projeto que Júlia inscreveu é fruto de um projeto integrador desenvolvido em 2023 com os estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente. Inicialmente, o foco era a coleta de papel/papelão, plástico, tampinhas e latinhas. A partir de uma parceria com a Prefeitura Municipal, surgiu a oportunidade de implantar coletores de pilhas, baterias e resíduos eletrônicos. Desde então, o projeto recebeu a adesão de estudantes do curso de Informática, ao qual a aluna Júlia pertence.”
Neste ano, o programa, que tem como tema “30 pela COP 30!”. O intercâmbio vai ocorrer de 7 a 25 de janeiro de 2025 e destaca a parceria entre o Brasil e os Estados Unidos no enfrentamento de questões ambientais e sociais. Com foco na COP 30, que será realizada em Belém, em novembro do ano que vem, o projeto visa preparar jovens líderes para o futuro da sustentabilidade.
Antes da partida para os EUA, Júlia e os outros 29 jovens, vindos de todas as regiões do país, participarão de uma orientação pré-partida em Brasília. Logo após, farão uma breve visita a Washington D.C., e depois os participantes serão divididos em grupos e seguirão para uma das seguintes cidades como parte da programação: Pensacola, Flórida; Tulsa, Oklahoma; e Cleveland, Ohio.
Durante sua experiência nos Estados Unidos, os Jovens Embaixadores participarão de atividades como oficinas de liderança e empreendedorismo, projetos de impacto socioambiental, encontros com representantes do governo, visitas a escolas locais e apresentações sobre o Brasil e suas regiões.
Além disso, em cada cidade anfitriã, os estudantes serão acolhidos por famílias voluntárias, o que proporcionará uma imersão cultural e uma oportunidade única de vivenciar o cotidiano dos norte-americanos.
"Estamos todos muito orgulhosos com a conquista da Júlia. Ser selecionada evidencia que ela possui conhecimentos e habilidades acima da média, especialmente em liderança e iniciativa. Mas, também reforça a qualidade do trabalho desenvolvido no IFTO e a importância da integração de ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos conscientes e preocupados com a resolução de demandas reais da nossa sociedade", declarou o reitor do IFTO, Antonio da Luz. (IFTO)