Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína

Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína

A Secretaria da Saúde de Araguaína iniciou nesta terça-feira, 5, a campanha Novembro Azul de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A programação ser desenvolvida nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Araguaína com palestras educativas destinadas ao público masculino, exames preventivos e de rotina, além de datas para horário de atendimento estendido nas unidades.

Durante todo o mês, as UBS dos setores Araguaína Sul, Bairro São João, Palmeiras do Norte, Lago Azul, Maracanã, Noroeste e Vila Aliança terão horário estendido para atendimento todas as terças-feiras até as 21 horas. As demais unidades funcionarão até as 21 horas nos dias 12 e 26 de novembro.

“O nosso objetivo é alcançar o maior número de homens possível e o horário estendido vai garantir que as pessoas que trabalham em horário comercial possam ir até a UBS mais próxima da sua casa. Este é o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele e por isso precisa ser levado a sério”, explica a coordenadora dos Ciclos de Vida da Secretaria da Saúde de Araguaína, Littza Clayenne Araújo.

Quem deve fazer

Antes de ser encaminhado para a realização da coleta do PSA (Antígeno Prostático Específico), um teste de sangue que auxilia no rastreio do câncer de próstata, o paciente passa por uma consulta médica que irá analisar o histórico familiar, entre outros aspectos do paciente.

A idade recomendada para que o homem comece a fazer o exame de próstata é aos 45 anos, caso não haja históricos na família ou a presença de processos inflamatórios na próstata. A frequência dos exames pode ser anual ou a cada quatro anos, de acordo com a recomendação médica.