As eleições nos Estados Unidos já confirmam um candidato eleito à presidência: o republicano Donald Trump. A vitória foi cravada às 7h32 (horário de Brasília), quando o republicano garantiu 276 delegados. Vencedor em 2016, Trump perdeu as eleições de 2020 para Joe Biden e volta à Casa Branca após quatro anos.
O magnata americano disputou contra a democrata e atual vice-presidente dos EUA, Kamala Harris. Se eleita, ela seria a primeira mulher a comandar a Casa Branca. "A América nos deu um mandato poderoso e sem precedentes", declarou Donald Trump nas primeiras horas desta quarta-feira, 6, para uma multidão de apoiadores.
Trump prometeu aprofundar no novo governo o corte de impostos, reduzir a inflação, recuperar a indústria americana e adotar políticas duras contra produtos chineses, além de prometer realizar a maior deportação de estrangeiros da história americana e fechar as fronteiras contra imigrantes.
Presidente Lula parabeniza
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Donald Trump pela vitória. Ao defender o respeito ao resultado eleitoral, o presidente brasileiro desejou sorte e sucesso ao futuro governante dos EUA.
"Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo", disse Lula por meio dasredes sociais.
Recentemente, Lula havia manifestado preferência pela candidata Kamala Harris. Segundo ele, uma vitória da candidata democrata resultaria em fortalecimento da democracia. (Com informações da Agência Brasil)