A Polícia Civil do Tocantins cumpriu na manhã desta segunda-feira, 4, um mandado de prisão em desfavor de um jovem de 24 anos, investigado por uma série de furtos qualificados em estabelecimentos comerciais da cidade de Guaraí. A prisão ocorreu após trabalho das equipes da 47ª e 48ª Delegacias de Polícia, com apoio da 5ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC - Guaraí) e dos policiais plantonistas da 7ª Central de Atendimento da Polícia Civil.
À frente dos trabalhos, os delegados Andreson Alves e Antonione Vandré explicaram que a investigação iniciou há 30 dias, quando a primeira vítima procurou a delegacia e relatou que havia tido pertences do seu estabelecimento comercial subtraídos.
Durante as investigações, chegou-se à autoria dos furtos que estavam ocorrendo na cidade, em especial nos estabelecimentos comerciais. O homem preso era funcionário de um estabelecimento comercial onde já havia sido preso por subtrair uma grande quantidade em dinheiro do local em que trabalhava. Após ser posto em liberdade, iniciou na prática desenfreada de novos furtos, fazendo disso como meio de vida e de renda, de acordo com as autoridades.
Ao dar cumprimento ao mandado de prisão, os policiais se depararam com a seguinte situação: poucas horas antes dos policiais chegarem, o homem havia chegado em casa após furtar mais um estabelecimento comercial, sendo recuperado todo o dinheiro furtado.
Polícia Civil apreendeu dinheiro furtado pelo primeiro suspeito, poucas horas antes do cumprimento do mandado de prisão - (Foto: Divulgação PCTO)Ocorrências
Ao ser interrogado, o homem confessou - segundo a Polícia Civil - mais de dez furtos a estabelecimentos comerciais na cidade. Em um estabelecimento comercial o homem furtou vários objetos, dentre eles um notebook avaliado em quase R$ 5 mil, sendo enviado pelos Correios por ele para o interior de Minas Gerais, mas interceptado pela Polícia Civil já em Palmas
Os delegados Andreson Alves e Antonione Vandré destacam que o autor tinha por característica sempre cometer os furtos com capuz e com luvas, além de furtar também o HD do circuito interno de monitoramento dos estabelecimentos comerciais e cortar a fiação do alarme.
Mais um preso
Durante sua confissão, o investigado informou que contava com a participação de um segundo envolvido, que já cumpre pena por furto e que atualmente trabalha na Prefeitura de Guaraí, exercendo trabalho como forma de reintegração. Dando continuidade aos trabalhos, sob o comando do delegado regional Joelberth Nunes de Carvalho, os policiais identificaram a pessoa, de 31 anos. Ao ser abordado e informado que jovem (descrito acima) se encontrava preso, ele levou os policiais até sua casa onde foi encontrado vasto material produtos de furtos, sendo o indivíduo preso em flagrante por receptação. A autoridade policial deixou claro que o segundo autor será investigado pela participação em cerca de quatro furtos.
Os dois indivíduos foram recolhidos à cadeia pública da cidade e encontram-se à disposição do Poder Judiciário. (SSP/TO)