Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Prefeitura Municipal de Lizarda prestou esclarecimentos na tarde desta segunda-feira, 4, sobre vídeo divulgado nas redes sociais e meios de comunicação que mostra alunos empurrando ônibus atolado a caminho da realização da primeira etapa de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - realizado nesse domingo, 3. A prefeita Professora Sussu e a secretária de Educação do município, Gleysiane de Oliveira Lustosa, lamentaram o ocorrido e ressaltaram por meio de nota que a gestão tem feito o seu papel de disponibilizar o transporte e cobrar por melhorias. 

Segundo a gestão, o ônibus trafegava na estrada TO.020, dentro do município de Rio Sono, e transportava os estudantes de Lizarda a Novo Acordo - local de aplicação das provas, localizado a cerca de 160 km de Lizarda. Explicou ainda que, em consequência do atolamento, foi preciso que os estudantes empurrassem o veículo, devido estar chovendo muito e a estrada escorregadia. 

A prefeita Professora Sussu diz que o município de Lizarda é prejudicado há anos por conta da falta de estradas e que cobra constantemente dos governos a pavimentação. "Nossa parte estamos fazendo, sempre disponibilizando os transportes para os alunos realizar as provas, e cobrando sempre dos governos uma pavimentação para Lizarda e região".

"A Prefeitura reafirma seu compromisso com a educação e lamenta profundamente o ocorrido, que comprometeu a tranquilidade dos estudantes neste momento tão importante. Reforçamos nosso compromisso com a transparência e a qualidade na prestação dos serviços públicos e seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas", frisa a gestão. 

Governo promete recuperar 

Os estudantes devem passar pelo mesmo trecho no próximo domingo,10, para a segunda etapa do Enem. No domingo, 3, eles saíram de Lizarda às 3h40 da madrugada, o ônibus atolou às 6h50 - no meio do caminho -, e chegaram ao destino às 8h30. A aplicação das provas do Exame começou às 13h30 em todos os estados e Distrito Federal. 

Após a repercussão do ocorrido, a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) informou que nesta segunda-feira uma equipe deslocou-se para as rodovias TO-020 e TO-245, que liga Lizarda e Novo Acordo, para reparar os danos causados pelas chuvas.  

Dificuldades de Lizarda 

Lizarda é o quinto maior município do Tocantins em extensão territorial, localizado no Jalapão. São quase 6 mil km de área, com habitantes espalhados por quatro povoados, por regiões, distritos e fazendas. As estradas de acesso a outros municípios costumam apresentar carências, são de chão, fato que leva a gestão a reivindicar ano a ano pelo asfaltamento. Quando há necessidade de levar um paciente por ambulância a capital Palmas, por exemplo, o tempo da viagem costuma demorar. São 270 km de distância, sendo 170 km só de chão.

O governador Wanderlei Barbosa assinou em junho deste ano Ordens de Serviço para R$ 300 milhões em obras no Jalapão. Entre as demandas atendidas e mais celebradas pela gestão da prefeita Sussu, o investimento de R$ 7 milhões para a construção de ponte de concreto localizada na Rodovia TO-110, entre São Félix e Lizarda, sobre o Rio Caracol - uma demanda antiga da sua gestão. 

A prefeita Professora Sussu reforça que o governador também fez o compromisso de lançar o Projeto de Estrada, contemplando a TO-110, passando pelo Rio Caracol. 

Confira o vídeo dos estudantes de Lizarda em sufoco na estrada: