A vice-cônsul da Embaixada dos Estados Unidos, Nancy Buckheit, e a Assistente Consular, Marisa Bolzan, foram recebidas na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio/TO) pelo presidente da instituição e diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Itelvino Pisoni, e pelo presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio/TO (Cetur), Marcelo Perim, na tarde da terça-feira, 5. O presidente da ABIH-TO, Marcos Koche, também participou do encontro.
A reunião integra uma série de agendas que a vice-cônsul realiza para celebrar o bicentenário das relações diplomáticas Brasil-Estados Unidos, e para o presidente Pisoni, a colaboração gera impactos positivos. "Agradeço a visita ao mesmo tempo em que destaco que aproximações como essa são importantes para o turismo no Tocantins", disse. O presidente da Cetur também deu ênfase ao potencial turístico do Tocantins como fonte de renda e impulsionamento econômico. “O turismo é fonte de renda e uma das atividades que mais contribuem para o crescimento do país. Queremos ultrapassar fronteiras e aprimorar nossas relações diplomáticas e comerciais”, compartilhou Perim.
Como forma de agradecimento, os representantes da Fecomércio presentearam as duas visitantes com artesanato feito de Capim Dourado, símbolo da cultura Tocantinense e recentemente reconhecido como manifestação cultural nacional. Buckheit agradeceu pela hospitalidade. “Estamos celebrando 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos. Agradeço pela hospitalidade, estou empolgada para aprender mais sobre esta região”, disse.