A Porsche ampliou sua gama de modelos do novo 911 com a introdução do Carrera T, um veículo leve e dinâmico que promete um prazer de condução especial. O modelo, que adota medidas de redução de peso, ajustes dinâmicos e uma transmissão manual de seis marchas, é voltado para os entusiastas que buscam uma experiência de condução purista.
Equipado com vidros leves, isolamento reduzido e assentos bucket completos, o 911 Carrera T pesa apenas 1.478 quilos, sendo mais de 40 quilos mais leve que o atual 911 Carrera. Pela primeira vez, o modelo também estará disponível na versão Cabriolet. Os modelos já estão disponíveis para pré-venda no Brasil, com entregas previstas para 2025. O preço sugerido do 911 Carrera T é de R$ 929 mil, enquanto o Cabriolet custa R$ 991 mil.
A letra ‘T’ representa Touring, remontando à homologação do 911 T como carro de turismo em 1968. O primeiro 911 T foi produzido até 1973. Desde 2017, o 911 Carrera T voltou à gama de modelos, posicionado entre o Carrera e o Carrera S, e é caracterizado pelo prazer puro de condução, pilotagem ágil e foco no essencial.
O 911 Carrera T é movido pelo motor boxer biturbo de seis cilindros e 3 litros do 911 Carrera, entregando 394 cavalos de potência e torque de até 450 Nm. A transmissão manual de seis marchas padrão transfere a potência para o eixo traseiro, com uma função de aceleração intermediária (auto-blip) que compensa automaticamente as diferenças de velocidade entre o motor e a caixa de câmbio, eliminando a necessidade de realizar o “punta-taco”.
Foto: Divulgação PorscheCom o Pacote Sport Chrono padrão, o Carrera T Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos (Cabriolet: 4,7 segundos) e atinge velocidade máxima de 295 km/h (Cabriolet: 293 km/h). O modelo possui um sistema de frenagem maior, com discos de 350 mm e pinças fixas de seis pistões na frente, além de um sistema de escape esportivo padrão que proporciona uma sonoridade emocionante.
O Pacote Sport Chrono é parte do equipamento padrão do 911 Carrera T. Pela primeira vez, o modelo é equipado com eixo traseiro direcional, em combinação com uma relação de direção mais direta no eixo dianteiro, otimizando significativamente a dirigibilidade. A suspensão esportiva adaptativa PASM, rebaixada em 10 mm, é item de série e recebeu ajuste específico para o modelo, tornando o Carrera T ainda mais ágil. O equilíbrio aerodinâmico foi otimizado, permitindo ajustes nas barras estabilizadoras dos eixos dianteiro e traseiro para um caráter mais neutro.
O Carrera T se distingue por diversos recursos exclusivos. Um adesivo com o logotipo do padrão de troca de marchas nas janelas traseiras triangulares identifica-o como um modelo purista com câmbio manual. As designações do modelo na parte traseira são em Cinza Vanádio, mesma cor usada nas inserções da grade traseira, nos espelhos externos e nas rodas de liga leve polidas. O modelo também conta com um lábio de spoiler aerodinamicamente otimizado, proveniente do 911 Carrera GTS.
O interior do Carrera T tem um visual purista, esportivo e preto, com costura contrastante sob demanda. A alavanca de câmbio encurtada tem um pomo de madeira laminada de nozes com poros abertos, proporcionando uma experiência visual e tátil especial. O volante esportivo GT revestido em couro e aquecido, equipado com botão de modo, é item de série, com opção de volante Race-Tex. O modelo também inclui assentos esportivos pretos, ajustáveis eletricamente em catorze vias, com centros de assento em Sport-Tex.
Foto: Divulgação PorscheFoto: Divulgação Porsche
A exclusividade do 911 Carrera T é destacada pelos pacotes opcionais de design Carrera T para exterior e interior, criando contrastes de cores marcantes e realçando o caráter esportivo e exclusivo do modelo.