Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína

Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína

O período de rematrículas da Rede Municipal de Ensino de Araguaína já têm data: de 2 a 20 de dezembro. Os responsáveis pelos alunos devem procurar a secretaria da escola ou creche onde a criança já está matriculada portando os documentos pessoais do estudante, o cartão de vacina atualizado e o comprovante de endereço. O prazo é essencial para garantir a vaga na mesma escola e turma para o próximo ano letivo, que terá início no dia 3 de fevereiro de 2025.

Com previsão de receber cerca de 22 mil alunos distribuídos em 77 unidades, entre escolas e creches na zona urbana e rural, o atendimento será realizado durante o horário convencional de aulas: das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, por ordem de chegada. Na zona rural, as 12 unidades de ensino seguirão o mesmo formato.

“Estamos nos organizando para receber nossas crianças e garantir que todas tenham acesso à educação de qualidade em 2025. Os pais e responsáveis precisam ficar atentos aos prazos, pois a presença de nossos alunos é o que dá sentido ao trabalho que realizamos com tanta dedicação”, destacou a secretária da Educação, Elizângela Moura.

Matrículas abertas para novos alunos

A partir do dia 13 de janeiro, a Rede Municipal abrirá o período de matrículas para alunos novatos. Os responsáveis devem comparecer à escola escolhida levando os documentos necessários, como certidão de nascimento, RG, CPF, histórico escolar, transferência de matrícula, cartão de vacina atualizado, foto 3x4 e comprovante de endereço.

Atendimento prático e acessível

Para facilitar o processo, as equipes das escolas e creches estão disponíveis para atender a comunidade durante os horários de funcionamento. 

A secretária Elizângela ainda ressalta o compromisso da gestão com a melhoria contínua. “A educação é um direito transformador e estamos empenhados em oferecer um ambiente que inspire nossos estudantes, com escolas bem equipadas e profissionais capacitados para contribuir de forma significativa no desenvolvimento cognitivo e humano das nossas crianças.”

Educação Especial

O município também conta com Atendimento Educacional Especializado (AEE), que é voltado para alunos da Educação Especial. São 26 escolas e cinco creches aptas a promover ao estudante todo o suporte necessário para acompanhar as aulas regulares e desenvolver outras habilidades na sala de recursos multifuncionais.