O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), está reforçando o cadastramento de meliponários, local destinado à criação de abelhas sem ferrão, nas áreas urbanas em todo o Estado. A ação teve início nessa quinta-feira, 5, em Palmas, com visitas técnicas aos produtores que estão no perímetro urbano da Capital e nas próximas semanas chegará a outros municípios no interior do Estado.
O responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade Apícola, Jefferson Pessoa, explicou que o objetivo das visitas técnicas e do cadastramento dos meliponários é um importante trabalho para saber a dimensão da meliponicultura nas cidades e também para organizar as ações de vigilâncias ativas, independentemente do tamanho e do número de caixas, para que a Adapec ofereça assistência sanitária necessária.
“Muitos produtores acreditam que por terem seus criatórios em ambiente urbano não necessitam de cadastro na Adapec, entretanto o cadastro é fundamental para sabermos a localização do criatório e executarmos um trabalho de eficiência no sistema de vigilância, uma vez que esses locais podem ser difusores de enfermidades,” explicou Jefferson Pessoa.
A Adapec orienta os meliponicultores e apicultores sejam da zona rural ou urbana que ainda não possuem cadastro na Agência para que procure o órgão e informe a localização do apiário (zona rural) ou meliponário (zona urbana ou rural) para que possam contar com o apoio da Adapec nas ações sanitárias.
Atualmente existem 127 propriedades cadastradas na Adapec, que trabalham com abelhas em todo o Estado.