O promotor de Justiça Abel Andrade Leal Júnior será empossado no cargo de Procurador-Geral de Justiça na próxima sexta-feira, dia 13, às 16h, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça. Ele ficará à frente da administração do Ministério Público do Tocantins (MPTO) nos próximos dois anos, durante o biênio 2025/2026.
Estará presente o procurador-geral da República, Paulo Gonet, entre outras autoridades. A solenidade acontecerá na sede do MPTO, com transmissão em tempo real no canal do Ministério Público do Tocantins no YouTube.
Atualmente, Abel Andrade é chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça. Ele foi eleito Procurador-Geral de Justiça em 11 de outubro, ao disputar o cargo como candidato único, em eleição que tem como votantes os membros do MPTO. No primeiro dia útil seguinte à eleição, em 14 de outubro, foi nomeado pelo governador Wanderlei Barbosa.
Perfil
Abel Andrade Leal Júnior nasceu em Ipiaú (BA). Ingressou no Ministério Público do Tocantins (MPTO) em 04/06/2001. Ao longo de 23 anos de carreira, atuou nas Promotorias de Justiça de Araguacema, Paranã, Colinas do Tocantins, Tocantinópolis, Itaguatins, Guaraí e Porto Nacional. Foi subprocurador-geral de Justiça e membro do Conselho Superior do Ministério Público. Atualmente, é titular da 2ª Promotoria de Justiça da Capital. Também é chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, coordena o Núcleo de Apoio Remoto às Promotorias de Justiça (NAProm) e preside diversas comissões e comitês no MPTO. (MPTO)