Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Adilvan Nogueira Tharson Lopes, curador do projeto e filho do fotógrafo Edson Lopes, durante o lançamento do livro no Museu Casa Suçuapara Tharson Lopes, curador do projeto e filho do fotógrafo Edson Lopes, durante o lançamento do livro no Museu Casa Suçuapara

O Ponto de Cultura Canto das Artes, em Taquaruçu, será palco do lançamento do livro "Fatos e Fotos" no próximo sábado, 14, às 19 horas. A obra resgata por meio das lentes de Edson Lopes (in memorian) os primeiros passos da construção de Palmas, a capital do Tocantins.

O projeto, realizado pela Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente – Taquaruçu, “Canto das Artes” e financiado pela Lei Paulo Gustavo através do Edital nº 19/2023 - Artes Tocantins 2023, através da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e o Ministério da Cultura, oferecem uma nova oportunidade para a comunidade celebrar a memória e a história da cidade.

Um tributo aos pioneiros

Edson Lopes possuía um olhar ímpar, capaz de transformar simples fragmentos do cotidiano em narrativas visuais repletas de poesia e significado. Suas imagens, mais do que documentos “históricos e exclusivos”, capturam a essência de um tempo em que Palmas ainda era um sonho em construção. Cada fotografia revela não apenas os traços urbanos que emergiram no cerrado, mas também as emoções, os anseios e a resiliência dos pioneiros que acreditaram na utopia de erguer uma capital no coração do Brasil. Com sua câmera, Edson eternizou não apenas a materialidade do progresso, mas a alma e os sentimentos que deram vida à história de Palmas, emoldurando o passado com a sensibilidade de quem entendia que cada clique era um elo entre gerações.

Edson documentou desde o lançamento da pedra fundamental de Palmas, em 1989, até os primeiros traços da urbanização e consolidação da cidade. "Fatos e Fotos" é mais do que um registro histórico; é uma homenagem à coragem, sacrifício e esperança daqueles que ajudaram a construir a capital no coração do Brasil.

O curador do projeto, Tharson David Lopes, filho do fotógrafo, destaca: "Esta obra celebra o sonho e o esforço de construir uma cidade moderna, sendo um legado para as futuras gerações".

Impacto social e cultural

Além de compartilhar a história de Palmas com um público mais amplo, o projeto promove a descentralização do acesso à arte e à cultura, reforçando a importância de preservar a memória coletiva e imaterial. Exemplares do livro serão doados para escolas municipais, bibliotecas e instituições culturais da região.

Conheça o proponente

A Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente, Taquaruçu – “Canto das Artes” é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos que promove o diálogo, parcerias e a coletividade. Com o apoio da comunidade local, a organização valoriza a diversidade, a pesquisa e o trabalho voluntário, em busca de alternativas sustentáveis e ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida. Além disso, atua no fortalecimento de iniciativas culturais e sociais, unindo esforços para fomentar a união e o desenvolvimento da região.

 Professor Junio fez a apresentação do livro Fatos e Fotos durante lançamento no museu casa Suçuapara (Foto: Adilvan Nogueira)

 Foto: Adilvan Nogueira

Ficha técnica 

Autoria (Fotografia): Edson Lopes (em memória)

Curadoria, digitalização e montagem: Tharson David Lopes

Comunicação, assessoria e projeto gráfico: Adriano Alves da Silva

Impressão: Gráfica Kelps

Texto argumento: João Luiz Neiva Brito

Prefácio e revisão: Alexandre Acâmpora

Narrativa: Edson Lopes (em memória)

Realização/Entidade proponente: Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente – Taquaruçu – Canto das Artes

Mídias sociais: Watilla Bruna Oliveira Martins, Thainá David Luz

Fontes de pesquisa: Vozes da Consolidação – A Comunicação social no Tocantins (Luiz de Carvalho); Memórias vivas da Câmara Municipal de Palmas (Warner Pires); Palmas: sua história, trajetória e conquistas (Junio Batista do Nascimento); Acervo Secom.

Fotos: As fotografias tiradas do autor publicadas no livro são de autoria dos seguintes fotógrafos à época: Elson Caldas, Ricardo Almeida, Luciano Ribeiro, Márcio Di Pietro, Zezinha Carvalho e Glaydson Nunes.