Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação/Araticum

Foto: Divulgação/Araticum

O município de Luís Eduardo Magalhães viveu nesta quinta-feira, 12, um dia de importantes entregas para o desenvolvimento regional. O governador Jerônimo Rodrigues participou da inauguração das obras de modernização do Aeroporto Ondumar Ferreira Borges, acompanhado pelo prefeito da cidade, Júnior Marabá, e por lideranças de associações que representam o setor produtivo do estado. Entre os presentes, estavam os diretores da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Ana Paula Franciosi e Gustavo Prado, além do presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, e seu vice, Moisés Schmidt.

Durante o evento, Ana Paula Franciosi ressaltou a relevância da infraestrutura para o fortalecimento do setor produtivo. “Entendemos que infraestrutura é a base para o desenvolvimento econômico e social de uma região. Por isso, nossa associação está alinhada com iniciativas que promovem avanços em logística, transporte e conectividade. O aeroporto que celebramos hoje terá um papel fundamental para facilitar a mobilidade de pessoas, a circulação de mercadorias e a atração de novos investimentos”, afirmou a diretora que é filha do produtor João Antônio Franciosi, grande idealizador da implantação do aeroporto, responsável por iniciar as obras da pista, atrair investidores e intermediar as tratativas junto às companhias aéreas.

Foto: Divulgação/Araticum

As obras do aeroporto, realizadas pelo Governo da Bahia por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), contaram com um investimento de R$ 35 milhões. As melhorias incluem o reforço do pavimento, a instalação de sistemas de auxílio à navegação, balizamento noturno e a construção de um novo terminal de passageiros. Com essas intervenções, o aeroporto está apto a receber aeronaves de médio porte, consolidando Luís Eduardo Magalhães como um ponto estratégico de logística e transporte no estado.

Jerônimo Rodrigues destacou a importância da união entre o poder público e a iniciativa privada para a realização de projetos estruturantes. “Este aeroporto não é apenas uma porta de entrada para empresários, investidores e outros visitantes interessados na região. Ele também poderá receber, por exemplo, uma UTI aérea, salvando vidas. É um esforço conjunto que beneficia toda a população. Reconhecemos o papel das associações produtivas em parcerias com o governo, seja na segurança, com a Operação Safra, seja na construção de estradas e pontes, ou na pavimentação de vias que conectam as áreas produtivas do estado”, declarou o governador.

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, enfatizou o impacto das obras para o município e a homenagem ao seu pai, Ondumar Ferreira Borges, que dá nome ao aeroporto. “Como filho de Ondumar Ferreira Borges, fico em paz em ver concluída uma missão iniciada por ele, me incentivando a seguir em frente. Tenho certeza de que esta obra, associada a tantas outras que estamos realizando, fará com que Luís Eduardo Magalhães se consolide como uma das maiores cidades do interior da Bahia. Este aeroporto vai além da logística: ele representa o futuro da nossa cidade e região”, afirmou.

Mais entregas para a cidade

Além do aeroporto, a agenda de inaugurações incluiu outras conquistas importantes para a cidade. Foi entregue o Hospital Municipal Miriam Borges, que recebeu R$ 60 mil em novos equipamentos, como um arco cirúrgico móvel, mesa cirúrgica e uma ambulância. O governador também sancionou o projeto de lei que eleva a comarca de Luís Eduardo Magalhães à instância final, garantindo mais juízes, servidores e recursos para atender as demandas judiciais da população local.

A programação foi encerrada com a inauguração da decoração natalina “Natal de Luz”, que promete encantar moradores e visitantes durante as festividades de fim de ano de Luís Eduardo Magalhães.

 Foto: Divulgação/Araticum

 Foto: Divulgação/Araticum

 Foto: Divulgação/Araticum