A ZF anunciou a produção em série do sistema revolucionário de amortecedores de chassi ativo sMOTION, avançando significativamente a tecnologia de suspensão ativa. A inovação foi implementada inicialmente em dois modelos de carros esportivos de uma montadora premium alemã, focando na redução do balanço e da inclinação durante manobras de direção, aceleração e frenagem.
Com 25 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de amortecimento de chassi controlados eletronicamente, a ZF lidera o setor com o sMOTION, que traz estabilidade e dinâmica simultaneamente para melhorar o conforto e o desempenho de condução. O sistema adapta a força de amortecimento à situação de condução correspondente e inicia movimentos verticais rápidos para cada roda, elevando ativamente o veículo para garantir aderência ideal à estrada.
O sMOTION facilita a combinação de propriedades dinâmicas com alto nível de conforto, virtualmente eliminando as manobras de balanço e inclinação inevitáveis na direção dinâmica, frenagem e aceleração. De acordo com Dr. Peter Holdmann, membro do Board Mundial da ZF, o sistema de chassi totalmente ativo pode prevenir quase por completo os movimentos da carroceria do veículo em certas situações de condução.
Modelos como o Porsche Panamera e o Taycan já utilizam o sistema de suspensão ativa sMOTION da ZF, apresentando a suspensão a ar “Active Ride” da Porsche, que utiliza a tecnologia de amortecedores e válvulas do sMOTION. Este sistema define novos padrões para conforto, dinâmica e segurança de condução.
O sMOTION é baseado no sistema de amortecimento adaptativo Continuous Damping Control (CDC), que regula independentemente a direção de compressão e retorno do amortecedor. A pressão de amortecimento é adaptada de forma ideal à situação de condução, o que é crucial para o conforto e a dinâmica de condução. O sMOTION utiliza uma bomba de óleo de alto desempenho para mover ativamente a suspensão da roda, neutralizando o efeito das irregularidades da estrada.
Durante manobras de condução dinâmica, o sMOTION ajusta automaticamente a inclinação da curva à velocidade, gerando um "modo helicóptero" que torna o comportamento de condução leve e ágil. Um veículo equipado com o sMOTION pode elevar-se em oito centímetros em meio segundo, mantendo um carro de passeio pesando três toneladas quase horizontal na estrada até uma força de curva de 1 g.
O controle ativo da carroceria específico para cada roda, que não utiliza estabilizadores, tem potencial significativo em termos de conforto, podendo eliminar o "enjoo de movimento". Thomas Kutsche, vice-presidente de Engenharia da Linha de Produtos para Suspensão da ZF, explica que a estabilização da carroceria pode ser aumentada se informações sobre as condições da estrada forem conhecidas, permitindo que o sistema compense esses fatores.
Com o sMOTION, a ZF expande seu portfólio de direção, frenagem e chassi para carros de passeio. Atuadores controlados eletronicamente permitem influenciar a dinâmica longitudinal, transversal e vertical dos veículos como um sistema geral controlado por software. No futuro, a combinação dessas tecnologias levará a sistemas de chassi conectados, coordenados de forma holística com o software cubiX da ZF.
A ZF continua a ser uma das principais fornecedoras de tecnologia em sistemas de amortecimento semiativos e ativos. O primeiro sistema CDC foi lançado há 25 anos, e o sMOTION representa a última geração dessa tecnologia, utilizando válvulas independentes para tração e pressão, proporcionando uma condução superior.