A Mercedes-Benz apresentou a nova van elétrica eSprinter no país. O modelo é pioneiro no segmento eletrificado e promete tornar as frotas brasileiras mais sustentáveis e econômicas. Com uma autonomia de 478 quilômetros, a eSprinter será inicialmente oferecida nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com Peso Bruto Total (PBT) de 3,5 e 4,25 toneladas e preço a partir de R$ 482.900,00.
O lançamento da eSprinter no Brasil é um marco importante para a Mercedes-Benz, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Ronald Koning, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, destacou que o produto atende à crescente demanda por soluções de transporte mais eficientes e ecológicas. "Com a chegada da eSprinter, ampliamos nossa oferta de veículos e colaboramos para um futuro com menos emissões", afirmou.
Os principais componentes do trem de força elétrico da eSprinter incluem um motor síncrono de ímã permanente (PSM) e um eixo traseiro elétrico. O motor, que pesa cerca de 130 quilos, possui uma potência máxima de 204 cavalos de potência e entrega um torque de até 400 Nm. A combinação desses elementos oferece vantagens em relação às conversões e soluções de carroceria, além de permitir diferentes comprimentos de veículo e capacidades de reboque de até 1,5 toneladas.
O modelo conta com duas opções de bateria, de 81 kWh e 113 kWh, proporcionando a melhor relação entre autonomia e capacidade de carga para os clientes brasileiros. Assim como no portfólio a combustão, a eSprinter terá o maior portfólio da categoria com versões elétricas em diversas opções de tonelagem e entre eixos. A tecnologia de lítio-ferro-fosfato (LFP) elimina o uso de cobalto ou níquel, garantindo alta durabilidade e tornando a van ideal para operações comerciais.
A Mercedes-Benz estabeleceu uma parceria com a WEG para oferecer uma solução integrada de carregamento. A marca fornece os equipamentos necessários e orientações sobre a melhor estratégia de recarga para cada negócio. A eSprinter pode ser carregada tanto com corrente alternada (AC) quanto com corrente contínua (DC), com uma potência máxima de 15 cavalos de potência no carregador a bordo. Em estações de carregamento rápido, o veículo pode ser carregado com até 68 cavalos de potência, permitindo uma recarga rápida de 10 a 80% da capacidade em cerca de 93 minutos para a bateria de 113 kWh.
A eSprinter também incorpora a mais recente versão do Mercedes-Benz User Experience (MBUX), com funcionalidades como assistente de voz "Hey Mercedes" e conexão sem fio para celular. Além disso, a van oferece diversos sistemas de assistência e segurança, como Assistente Ativo de Frenagem, Alerta de Ponto Cego e Alerta de Fadiga.
O modelo apresenta três modos de condução diferentes, permitindo personalizar o desempenho e o consumo de energia. A frenagem regenerativa, que converte a energia cinética em elétrica, também contribui para maximizar a autonomia, com quatro níveis manuais de recuperação selecionáveis.
Foto: Divulgação Mercedes-BenzO pacote de serviços integrado ao preço do veículo cobre os custos de manutenção para os primeiros quatro serviços dentro dos primeiros quatro anos ou até um máximo de 160 mil quilômetros. Além disso, a Mercedes-Benz AG oferece um certificado de bateria gratuito, garantindo que a capacidade restante não será inferior a 70% da capacidade inicial por até oito anos ou 160 mil quilômetros.
A produção da eSprinter para os mercados globais ocorre nas fábricas da Mercedes-Benz Vans em North Charleston, EUA, além de Düsseldorf e Ludwigsfelde, na Alemanha. As versões que chegam ao Brasil vêm das fábricas alemãs. A Mercedes-Benz Vans está investindo cerca de 350 milhões de euros no produto de 2021 a 2024, com cerca de 150 milhões de euros destinados ao ajuste da produção nas três fábricas. O veículo é produzido de forma carbon neutral, alinhado ao compromisso da empresa com a sustentabilidade.