Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação SecomTO

Foto: Divulgação SecomTO

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, divulgou nesta manhã de segunda-feira, 23, nota de solidariedade às famílias das vítimas que perderam seus entes queridos com a queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocorrida na tarde desse domingo, 22. "É com profunda tristeza que recebi a notícia do desabamento da ponte [...]  Expresso minha solidariedade às famílias das vítimas que perderam entes queridos nesta tragédia. Peço ao nosso bom Deus que possa acalmar os corações de todos os familiares e amigos atingidos", manifestou Laurez. 

Além do governador Wanderlei Barbosa e do vice Laurez, nas redes sociais diversas outras autoridades tocantinenses posicionaram-se sobre a tragédia. A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, disse já ter passado "por tantas vezes sobre a ponte de Estreito" e que há muito da história tocantinense nesta ponte. A gestora considera ser uma tragédia, principalmente pelas vidas perdidas. "Nossa total solidariedade às famílias e total disposição para ajudá-los". 

Wagner Rodrigues, prefeito de Araguaína, segunda maior cidade populacional do Tocantins, lamentou. "Na véspera do Natal e notícias tão tristes chegam a nós! 😢 Estamos acompanhando as ações dos órgãos competentes no desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, entre Aguiarnópolis-TO e Estreito-MA. Nossas orações, minhas e da @anapaulalopesss (esposa) pelas vítimas, pelas famílias atingidas e pelas cidades vizinhas à nossa Araguaína. Que tudo se resolva com agilidade e que Deus os abençoe". 

 A senadora Dorinha disse sentir muito pelo ocorrido e pediu a Deus que conforte os corações amigos, familiares e de todos que foram afetados.  "As autoridades competentes estão trabalhando para fornecer assistência. Os esforços de resgate são a prioridade máxima neste momento, e todos os recursos necessários estão sendo mobilizados". 

O deputado Júnior Geo disse lamentar profundamente o trágico acidente que resultou em perdas irreparáveis. "Minha solidariedade vai para todas as famílias impactadas, Que Deus traga conforto e força a cada um neste momento de dor". 

Confira mais notas de solidariedade:

Prefeitura de Porto Nacional

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, e a sua equipe acompanham com extrema preocupação e consternação todos os desdobramentos do acidente ocorrido neste domingo, 22 de dezembro, com o desabamento da Ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, via que atravessa o Rio Tocantins e liga Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). 

O prefeito expressa a mais sincera solidariedade a todos os familiares das vítimas fatais, feridos e dos desaparecidos na tragédia. Que Deus possa confortar a todos nesse momento tão difícil. 

A ponte é de suma importância para o Tocantins e para o Maranhão e o acidente, infelizmente, acaba sendo um marco histórico muito triste que precisa ter uma apuração das causas com rigor. 

Por fim, o prefeito pede que as autoridades federais e dos dois estados envolvidos unam todos os esforços possíveis para recuperar a infraestrutura.

--------------------------------------------***

Nota Oficial MPTO

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta solidariedade em razão do trágico acidente envolvendo a queda da ponte que liga as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). A instituição está acompanhando o caso de perto, em articulação com as autoridades competentes, para garantir o devido monitoramento das medidas voltadas, neste primeiro momento, às vítimas e à mitigação de impactos ambientais.

Além disso, o  MPTO aguarda a conclusão dos laudos técnicos e diagnósticos pelos órgãos responsáveis para analisar possíveis providências em todas as áreas de sua atuação.

---------------------------------------***

Nota de Solidariedade 

A Defensoria Pública do Estado do Estado do Tocantins (DPE-TO) manifesta sua solidariedade às vítimas e familiares afetados pelo desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que passa sobre o Rio Tocantins ligando os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). A tragédia ocorreu neste domingo, 22 de dezembro. 

Também com tristeza, todos e todas da Instituição receberam a notícia sobre vidas perdidas e dos desaparecimentos registrados até o momento. 

É importante reforçar a necessidade de as autoridades competentes promoverem apuração rigorosa sobre as causas do desabamento. 

Como Instituição que atua em defesa dos vulneráveis e pela garantia de acesso a direitos, a Defensoria Pública se coloca à disposição para oferecer apoio jurídico e orientação às vítimas e à comunidade atingida.

Defensoria Pública do Estado do Tocantins.  (Matéria atualizada às 16h31min)