O ano de 2024 foi um marco para a Volvo Car Brasil no avanço da eletrificação. Em janeiro, eram apenas dez eletropostos de carga rápida em operação nas rodovias brasileiras, e agora esse número saltou para 63. Com isso, mais de 25 mil quilômetros de rodovias estão conectadas pela rede da Volvo, sendo o maior percurso entre Pelotas (RS) e Ilhéus (BA), totalizando 3.090 km entre o Sul e o Nordeste do país.
“Temos um time enxuto, mas muito dedicado. Este esforço se reflete em números impressionantes: mais de 25 mil quilômetros de rodovias conectadas por meio de 63 eletropostos, com mais de 110 conectores rápidos (DC), mais de 25 mil usuários cadastrados no aplicativo Volvo Car Eletropostos, que já realizaram 59.803 recargas, totalizando 1.492.283 kWh de energia gerados. Como referência, seria suficiente para carregar o Volvo EX30 Ultra 21.600 vezes”, revela Guilherme Galhardo, head de eletrificação e diretor de digital da Volvo Car Brasil.
Desde 2017, a Volvo Car Brasil investe em infraestrutura de carregadores. Além dos 60 carregadores rápidos, já são mais de mil carregadores de conveniência em operação em todo o país, totalizando cerca de R$ 70 milhões injetados diretamente na economia nacional.
Para Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, a demanda por veículos eletrificados no Brasil tem crescido significativamente. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), mais de 155 mil carros eletrificados foram emplacados em 2024, refletindo um crescimento de 66,6% em comparação ao ano anterior, quando 93.927 veículos foram registrados.
“A demanda do consumidor brasileiro pelos veículos eletrificados tem aumentado ano a ano. Em 2022, foram 49.245 veículos emplacados, no ano passado esse número chegou perto de 94 mil, e este ano já superamos a barreira dos 155 mil emplacamentos. Isso mostra que acertamos na nossa estratégia, em apostar na eletrificação há alguns anos”, avalia Godoy.
A partir de 10 de julho de 2024, a rede de eletropostos da Volvo passou a ser gratuita apenas para proprietários de veículos da marca. Para o público geral, a recarga custa R$ 4,00 por kWh, com uma taxa de conectividade de R$ 2,50 por sessão e uma taxa de ociosidade de R$ 5,00 por minuto após o 16º minuto da conclusão da recarga.
“Nosso objetivo, desde 2022, quando instalamos o primeiro eletroposto de carga rápida em Cajati (SP), era oferecer o melhor serviço possível para todos os proprietários de veículos elétricos. Com o passar do tempo, a demanda cresceu e entendemos que precisaríamos passar a cobrar pelo serviço, mas isentando nossos clientes”, explica Galhardo.
A Volvo Car Brasil continua a expandir sua rede de eletropostos e a investir na infraestrutura necessária para suportar o crescimento dos veículos elétricos no país, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a mobilidade elétrica.