A jornalista, fotógrafa e poetisa estreante, Angel Lima, lança na próxima sexta-feira, 27, às 20h, por meio de suas redes sociais, seu primeiro livro de fotos e poesias. Intitulado Fotolyricas do Cerrado, o trabalho traz poemas no estilo HaiKai e imagens fotográficas que representam parte das características do cerrado tocantinense e seus detalhes.
Neste primeiro momento será lançada a versão digital do livro que estará disponível gratuitamente para download no site da autora (www.angellimafotoarte.com.br).
Angel esclarece que em 2025 será lançada também a versão impressa da obra. Ela acrescenta que parte dos exemplares será distribuída, gratuitamente, para bibliotecas de escolas públicas no Tocantins. “Vamos lançar a versão digital para que o público já possa ter contato com o trabalho de maneira gratuita e, no próximo ano, teremos a versão impressa, distribuída gratuitamente para escolas públicas”, reforça.
O livro traz reflexões sobre aspectos da natureza do cerrado, seus ciclos e seres que o complementam. Além disso, a publicação traz como recurso de acessibilidade, a gravação, em áudio, dos poemas e também a audiodescrição das fotografias que compõem a obra. Este projeto foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo Tocantins, através de editais executados pela Secretaria da Cultura do Governo do Tocantins, com apoio do Governo Federal - Ministério da Cultura.
Sobre o livro
Fotolyricas do Cerrado é um convite ao desbravamento poético e visual de um dos mais fascinantes ecossistemas brasileiros. Angel Lima transforma o Cerrado em palavras e imagens, capturando sua rusticidade bruta e sua impetuosa capacidade de renascer. O fogo que calcina, a semente que rompe, a chuva que encharca e transforma: cada elemento é celebrado como parte de um ciclo eterno de resistência e renovação.
Neste livro, lirismo e fotografia se entrelaçam para revelar as dores e belezas do Cerrado, onde a vida brota entre cinzas, em verdes teimosos e flores intensas. Angel escreve com luz e verso, recriando paisagens íntimas e universais, enquanto educa o olhar do leitor a perceber a força e a delicadeza dessa natureza indomável.
Mais que um registro, Fotolyricas do Cerrado é uma declaração de amor e reverência a esse bioma que, assim como cada ser, insiste em viver, em renascer, em ressignificar, em resistir.
Sobre a autora
Angel Lima é uma profissional multifacetada que une a comunicação e as artes em uma trajetória marcada por sensibilidade e profundidade. Seu trabalho fotográfico transita entre o experimental e o documental, com um olhar atento para a natureza e a cultura popular. Sua poética explora temas como as culturas ancestrais e originárias, as relações de gênero e reflexões sobre o humano e suas expressões no mundo.
Mestranda em Comunicação e Sociedade (PPGCom) da Universidade Federal do Tocantins (UFT); especialista em Estudos Latino-Americanos e Territorialidades, Documentação Audiovisual e em Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos; jornalista com duas décadas de experiência na área da Comunicação.
Principais Trabalhos e Exposições de Angel Lima
Exposições Individuais e Coletivas
2021:
-Imagem e Memória: do sensível ao possível (Exposição virtual – Sesc Rondônia).
-Cerrado Encantado (Palmas-TO).
-Salão Independente dos Artistas do Tocantins – Siá (Palmas-TO).
2019:
-4º Salão Palmense de Novos Artistas (Galeria Municipal de Arte, Palmas-TO).
-Afrobrasilidades no TO – Narrativas, memórias e resistências (Sesc Palmas).
-Transmudação (Galeria Sesc de Artes, Palmas-TO).
2007:
-Tocantins Postal (Galeria Municipal de Arte, Palmas-TO).
Jardim de Poesia (Museu Palacinho, Palmas-TO).
2005:
-Imagens do Tocantins – Ano do Brasil na França (Espaço Brasil, Carreau du Temple, Paris-França).
Publicações e Catálogos
-Catálogo Salão dos Artistas Independentes do Tocantins – Siá (2021).
-Confluências – Caderno de processos (2020).
-Catálogo Transmudação – Sesc Confluências (2018).