A Comissão Especial para criação do Distrito de Taquaruçu Grande realizou reunião extraordinária nesta sexta-feira (27) na Câmara Municipal de Palmas (CMP) para apresentação de seu relatório final. A Comissão se mostrou favorável à criação do Distrito e encaminhou ao Executivo Municipal cópia do parecer com seu relatório técnico.
O presidente da Comissão, vereador Nego (PL) destacou que o trabalho buscou fazer justiça e abrir espaço para que o Poder Executivo possa levar benefícios semelhantes aos do centro de Palmas, como escola, posto de saúde, coleta de lixo regular, água tratada e sistema de esgoto. “Foram levadas em consideração durante o nosso trabalho, todas as ideias que foram ouvidas nas Audiências Públicas e das pessoas que nos procuraram, para que nós fizéssemos o mais justo possível, e de maneira que viesse representar a vontade da população de Taquaruçu Grande”, analisou.
O parecer final conclui que a região de Taquaruçu Grande atende aos critérios técnicos e jurídicos necessários para sua elevação à categoria de distrito. Contudo, como a criação de distritos é uma atribuição exclusiva do Chefe do Poder Executivo, foi encaminhada ao Município uma recomendação para que o prefeito submeta à Casa de Leis o Projeto de Lei referente à criação do Distrito de Taquaruçu Grande.
A composição da comissão contou com o vereador Nego (PDT) como presidente, o vereador Eudes Assis (PSDB) como vice-presidente e relator, além dos vereadores Major Negreiros (PSDB), Rubens Uchôa (União) e Laudecy Coimbra (PL) como membros. A reunião contou com a presença do vice-prefeito eleito de Palmas, Carlos Velozo, e do vereador Marcio Reis.
Entenda
A Comissão Especial foi criada em novembro de 2023, por iniciativa do presidente da Câmara, vereador Folha (PSDB), com o objetivo de atender às demandas e necessidades da comunidade de Taquaruçu Grande. Durante os trabalhos, foram realizadas audiências públicas para debater a criação do distrito, garantindo a participação ativa dos moradores e demais interessados. (CMP)