Com o objetivo de promover a integração social e fortalecer os vínculos comunitários, a Polícia Militar do Tocantins, por meio da Diretoria de Programas Sociais (DPS), lançou nesta segunda-feira, 13, o edital de seleção para os interessados em compor o Coral Infantojuvenil da instituição.
O Processo Seletivo Simplificado preencherá 30 vagas, destinadas a crianças e adolescentes. Do total, 18 vozes femininas serão selecionadas para os naipes soprano e contralto, além de 12 vozes masculinas para o naipe tenor.
Requisitos e inscrições
Para os interessados, não é necessário já ter cantado em coral, mas é indispensável preencher os seguintes requisitos: Ter a idade de 10 anos completos ou a completar, no ano corrente, e máximo 17 anos; estar devidamente matriculado em rede de ensino; ter disponibilidade para frequentar as aulas/ensaios às terças e quintas-feiras das 15h00 às 17h00, no local indicado pela coordenação do Coral; e mais requisitos que estão descritos no edital, logo abaixo.
As inscrições serão realizadas no período de 13/01/2025 a 24/01/2025 às 23h59min por meio do preenchimento do formulário eletrônico. Não haverá cobrança de taxa de inscrição e as audições para o Coral Infantojuvenil acontecerão entre os dias 03 a 14 de fevereiro, das 14 às 17h, no Bloco 07, na sala de ensaio do Corpo Musical da PMTO, no Quartel do Comando-Geral (QCG), na 304 Sul Av. LO 05, na Capital Palmas.
Os aprovados na seletiva, que passarão a compor o Coral Infantojuvenil da PMTO, já têm apresentações agendadas para o ano de 2025. Dentre elas estão as apresentações em homenagem ao dia das mães, o aniversário de Palmas, o aniversário do Estado do Tocantins e o concerto de Natal.
Balanço do Coral Infantojuvenil da PMTO em 2024
Durante o seu primeiro ano, em 2024, o projeto teve 27 encontros, do dia 26 de março ao dia 27 de junho, no primeiro semestre. Já no segundo semestre, o coral teve 38 encontros do dia 06 de agosto ao dia 12 de dezembro, totalizando 65 encontros anuais com 130 horas/aulas.
No ano de 2024 o projeto social Coral Infantojuvenil da PMTO fez diversas apresentações, como na homenagem ao Dia das Mães; homenagem ao Dia dos Pais; concerto da independência do Brasil; concerto de Natal; entre outras.
O projeto também colaborou para a formação da Educação Básica dos alunos, uma vez que a música está presente no currículo de Arte. Estimulou o civismo, a valorização dos símbolos nacionais e o patriotismo, além disso, fomentou a criatividade e focou no desenvolvimento da autoestima dos participantes, proporcionando oportunidades para seu envolvimento em atividades culturais que promovam seu crescimento pessoal.
Para o comandante-Geral da PMTO, coronel PM Márcio Antônio Barbosa, “o Coral Infantojuvenil da PMTO é importante para a sociedade, visto que esse projeto fortalece os vínculos comunitários e contribui para a formação cidadã das crianças e adolescentes, mostrando assim o compromisso da Polícia Militar com a segurança de todos”, destacou. (PMTO)